CRÍTICAS ESTREIAS

Jogos Mortais: Jigsaw – Quer Jogar?

jogos-mortais-jigsaw-2017

Treze anos após o lançamento do original Jogos Mortais (2004), a insana e sádica criação de James Wan continua provocando fascínio naquela parcela dos fãs do cinema generoso no quesito sangue, vísceras e afins. Na verdade, essa é a aposta do estúdio Lionsgate ao investir em mais um filme da série e, pela primeira vez, com o nome do emblemático personagem no título: Jogos Mortais: Jigsaw.

jogos-mortais-jigsaw-2017No filme anterior, a febre dos reality shows (os “jogos verdade”) foi reproduzida e o objeto de crítica do assassino era a mentira. Agora, o foco é o pecado. Embora ele esteja morto e isso é de conhecimento de toda a sociedade, novas mortes com a marca registrada de Jigsaw voltam a acontecer. Com isso, dois investigadores iniciam uma caçada ao que parece ser um imitador, emulando o sangrento criminoso do passado, e trazendo a constatação de que ele ainda desperta “interesse” em algumas pessoas.

jogos-mortais-jigsaw-2017Como se vê, a aposta do estúdio sobre o poder de atração do personagem no mundo real está presente também na ficção escrita pela dupla Pete Goldfinger e Josh Stolberg, de filmes como Piranha 3D (2010) e Pacto Secreto (2009). E o roteiro de Jigsaw (título original) explora exatamente isso, revelando um personagem (como um espectador) que cultua as armadilhas usadas pelo matador e, claro, mostrando mais vítimas de mutilações nas engenhocas sanguinolentas para o espectador de verdade. A criatividade, no entanto, dá sinais de desgaste. A cena mostrada parcialmente no trailer, em que vários objetos cortantes caem sempre ameaçadoramente de pé (como?) e muito próximos das vítimas (como?) dentro de um silo, beira o ridículo.

jogos-mortais-jigsaw-2017Conhecidos por uma parcela dos cinéfilos por conta do filme O Predestinado (2014), estrelado por Ethan Hawke, os irmãos diretores Michael e Peter Spierig tinham um desafio e tanto nas mãos: ressuscitar não um assassino, mas uma série de filmes que tinha sido dada como morta em 2010, quando foi lançado Jogos Mortais: O Final. No elenco, o icônico Tobin Bell está de volta e uma curiosidade é a participação de Mandela Van Peebles (acima), filho de Mario Van Peebles, astro de filmes de ação dos anos 1980 e 90.

jogos-mortais-jigsaw-2017Caso você não seja um fã da série de filmes, Jigsaw morreu em Jogos Mortais 3 (2006), sua autópsia ocorreu em Jogos Mortais IV (2007) e dez anos depois uma coisa não mudou: ainda é importante jogar “de acordo com as regras”. Nesse oitavo longa, e isso vale também para os fãs, a regra principal é prestar muita atenção para não se perder na trama, pois tem uma jogada nela. Então se você “quer jogar”, boa sessão.

Publicidade

Deixe o seu Comentário