CRÍTICAS ESTREIAS

O Fantástico Patinho Feio: Capítulo incrível do automobilismo nacional

Imagens de arquivo de Brasília nos anos 60 abrem em tom de nostalgia esse documentário eleito melhor filme na Mostra Brasília do Festival de Brasília de 2017. O diretor Denilson Félix tira do baú uma história sensacional que deve ser inédita até para amantes do automobilismo, em especial da Fórmula 1.

Naquela época, as ruas planas de Brasília serviam de pista para corridas de carro, de rachas a competições oficiais do circuito mundial de automobilismo. Ali surgiu o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet, assim como o quarteto que entrou para a história na prova dos 500 km de Brasília, em 1967.

Patinho Feio foi o nome do carro forjado por quatro adolescentes apaixonados por automóveis que nunca tinham participado de uma competição. O que eles fizeram na corrida é inacreditável e o documentário constrói a narrativa a partir do relato de cada um deles, assim como de personalidades ligadas ao esporte, como o bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, o jornalista Reginaldo Leme e o historiador Roberto Nasser.

As memórias mais divertidas resgatam os dias na garagem da casa de um deles, transformada em oficina e berço daquele carro amador que surpreendeu os outros 33 pilotos, grande parte de renomadas equipes internacionais.

Depois do feito (nada de spoiler), Alex Dias Ribeiro, Helládio Toledo, Zeca Vassalo e João Luis fundaram a lendária Oficina Camber, por onde passaram Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno e muitos outros pilotos. O formato quadradinho não chega a incomodar e as imagens de arquivo são preciosas. Falta, porém, informações sobre a atividade atual daquele quarteto fantástico.

O Fantástico Patinho Feio está em cartaz em 20 salas de 19 cidades do País, de segunda a sexta-feira, sempre às 19h pelo Projeta às 7, parceria da Cinemark com a Elo Company que abre uma nova janela para o cinema brasileiro.

Confira abaixo o circuito:

São Paulo (Shoppings Eldorado e Santa Cruz), Rio de Janeiro (Downtown), Aracaju (Shopping Jardins), Belo Horizonte (Pátio Savassi), Brasília (Pier 21),  Campinas (Iguatemi), Campo Grande (Shopping Campo Grande), Cuiabá (Shopping Goiabeiras), Curitiba (Shopping Miller), Goiânia (Shopping Flamboyant), Londrina (Boulevard Londrina), Natal (Midway Mall), Porto Alegre (Barra Sul), Recife (Riomar), Ribeirão Preto (Novo Shopping), Salvador (Salvador Shopping), Santos (Praiamar), São José dos Campos (Colinas) e Vitória (Shopping Vitória).

Publicidade

Deixe o seu Comentário