CRÍTICAS ESTREIAS

O Monstro de Mil Cabeças: Juramento de hipócritas

Cena do filme O Monstro de Mil Cabeças (2015)

Os chamados filmes de tribunal têm algumas cenas que parecem inescapáveis: depoimentos reveladores, protestos dos advogados e coisas do gênero. Ao se aproveitar apenas do áudio dos testemunhos, O Monstro de Mil Cabeças garante ser um filme ímpar.

Entretanto, a produção mexicana começa longe do julgamento ao acompanhar a saga de Sonia (Jana Raluy, de Despedida de Amor). Ela briga com seu plano de saúde pela liberação de um tratamento de seu marido, que luta contra o câncer. Cansada de andar em círculos no labirinto de burocracias, ela vai à sede da empresa para tentar resolver a situação.

É aí que ouvimos o primeiro testemunho, da recepcionista. Assim inicia a dinâmica criativa do filme, que evidencia para o espectador que o conflito da protagonista terá consequências severas. Além das vozes dos depoentes, O Monstro de Mil Cabeças adota seu ponto de vista. A câmera por vezes se posiciona onde estão as testemunhas com o foco que deliberadamente não favorece a ação principal, mas emula a limitação dos relatos ouvidos.

Com essa proposta, o filme ganha ares de thriller, sem deixar de lado uma estética diferenciada. A estrutura narrativa dinamiza o roteiro e recobre o longa com uma linguagem com amplo apelo, o que potencializa suas críticas.

O primeiro objetivo do longa é denunciar o mercantilismo dos planos de saúde. Em determinada cena, mostra-se que um profissional do RH tem o mesmo peso de decisão de um médico para a liberação do tratamento. Isso é um absurdo, se for levado em conta que se trada de uma deliberação clínica, pelo menos a princípio.

Como esperado, o filme entra em uma espiral trágica que aumenta o envolvimento do público com a busca da protagonista. Com um vilão intangível (os planos de saúde), o tom universal do roteiro impacta e faz pensar sobre uma situação a qual todos estamos suscetíveis. O texto de O Monstro de Mil Cabeças tem força na contemporaneidade brasileira, quando empresários do setor exercem tanta influência nos rumos governamentais no campo da saúde.

Cotação: ****

Publicidade

Deixe o seu Comentário