CRÍTICAS

Pecados Antigos, Longas Sombras

pecados-antigos-longas-sombras-la-isla-minima

Vencedor de 10 Goya, Pecados Antigos, Longas Sombras é um policial com ideologia

Repare nas impactantes imagens de abertura, versões digitalizadas por Israel Millán das belíssimas fotografias aéreas de Héctor Garrido. São pântanos da região de Andaluzia, mas a sensação – e aí vai da imaginação do espectador – é de se estar vendo um cérebro, um intestino ou até um labirinto. Pois esse estranho emaranhado antecipa a realidade desordenada com que se depara uma dupla de policiais de Madrid, enviada a um vilarejo rural no sul da Espanha para investigar o desaparecimento de duas irmãs adolescentes.

pecados-antigos-longas-sombras-la-isla-minimaA data é 1980, quatro anos depois do fim da ditadura franquista, quando a Espanha ainda se adaptava aos moldes democráticos. O cineasta Alberto Rodríguez faz suas artimanhas para desenhar a tensão política que vai emoldurar essa história. Vale desde um televisor com imagens de confrontos nas ruas, a greve de operários locais, um jornalista com a cancha de quem cobriu os anos de chumbo, até as imagens de Franco e Hitler pregadas ao crucifixo que o investigador Pedro (Raúl Arévalo) retira da parede do quarto da pensão em que ele e o parceiro Juan (Javier Gutiérrez) estão hospedados. Há rusgas entre eles e elas são ideológicas, claro, mas serão reveladas na mesma medida em que as pistas do paradeiro das garotas começam a aflorar.

pecados-antigos-longas-sombras-la-isla-minimaTem se, então, o microcosmo de um país ainda em ebulição, e o enredo rebuscado investe na caça a um suposto serial killer com uma ambientação soturna à la David Fincher. A cena da perseguição em um descampado lembra muito o clímax de Seven – Os Sete Crimes Capitais. Interessante também como o diretor se permite esmiuçar uma série de personagens paralelos, suas histórias pregressas e o saldo de suas ações. Cada um deles, assim como os protagonistas, é peça desse quebra-cabeça que se completa sem pressa, como se Rodríguez hesitasse o encaixe, temeroso do retrato sórdido que vai tomando forma.

pecados-antigos-longas-sombras-la-isla-minimaÉ uma pena, portanto, que uma produção superlativa como essa, premiada mundo afora e vencedora de 10 prêmios Goya (o Oscar espanhol), entre em cartaz em circuito restrito e provavelmente seja vista por poucos, porém privilegiados, cinéfilos.

(Cotação: ♦♦♦♦◊)

Publicidade

Deixe o seu Comentário