CRÍTICAS FESTIVAIS NOTÍCIAS

Varilux: Daniel Auteuil e Franck Dubosc apostam no humor

Na eclética seleção do Festival Varilux deste ano, que continua até dia 20 de junho, dois astros do cinema francês acertam nas comédias O Orgulho e De Carona Para o Amor, a primeira com toques dramáticos e a segunda com viés romântico.

Daniel Auteuil é consagrado ator dramático de filmes como CachéAs Confissões e A Filha do Pai, mas em O Orgulho deixa aflorar seu humor cínico. Pierre é o controverso professor de uma universidade de Direito em Paris, onde tem fama de racista, machista e preconceituoso. E dá uma amostra de seus valores distorcidos quando humilha Neïla (Camélia Jordana), a descendente de argelinos que chega atrasada à aula. Pois os alunos filmam tudo e pedem a cabeça dele.

Em segredo, o diretor da faculdade diz a Pierre que a única maneira de se redimir é preparar Neïla para um concurso de oratória e colocá-la na final. Os diálogos são o grande trunfo e o enredo faz um retrato sem clichês dos contrastes entre o universo universitário e o da periferia parisiense, dois mundos pelos quais Neïla transita diariamente.

Franck Dubosc não tem o mesmo prestígio de Auteuil, faz um tipo galã canastrão, mas seu charme funcionou muito bem em filmes como Sobre Amigos, Amor e Vinho, em que contracena com Lambert Wilson, e Nos Embalos da Disco. Em De Carona Para o Amor ele escreve, dirige e interpreta o “Don Juan” Jocelyn, um executivo bem-sucedido, sedutor e mentiroso inveterado. Para ganhar a atenção da moça da foto acima, ele se finge de cadeirante. E o que acontece?

Em vez de se deixar fisgar, porém, a jovem o apresenta à irmã (Alexandra Lamy), que é realmente paraplégica. Essa é daquelas relações inesperadas e transformadoras, o problema é ter sido erguida na base da enganação. Jocelyn vai penar para manter a farsa, e depois para desfazer a besteira. É previsível, mas divertido.

Destaque para a coadjuvante Elsa Zylberstein na pele da secretária do protagonista. Uma figura.

Confira toda a programação no site do Festival Varilux: http://variluxcinefrances.com/2018/

Publicidade

Deixe o seu Comentário