ENTREVISTAS FESTIVAIS NOTÍCIAS

Gramado: Recreo faz radiografia da chegada aos 40

Foi ao sabor de uma cerveja, durante um papo descontraído, que os roteiristas e diretores Jazmín Stuart e Hernán Guerschuny elencaram os sabores e dissabores de chegar aos 40 anos: a passagem do tempo, envelhecimento, casamento, filhos, carreira e, principalmente, o sexo nessa fase da vida. Se tinham ali estofo suficiente para horas de conversa, por que não estender esses temas na tela grande. Assim nasceu Recreo, comédia dramática argentina que está na competição de longas latinos.

“Decidimos reunir essas ideias para fazer um pequeno filme geracional, de personagens e em uma só locação”, afirma Jazmín. “E filmamos na casa de campo de Hernán.” A cineasta é também uma das protagonistas da trama que se passa durante um fim de semana. Há três casais de amigos em cena, da mesma idade, mas em momentos diferentes: um deles pais tardios, com um bebê de colo, outro com trigêmeos pequenos e o último pais de um adolescente.

O forte aqui deveriam ser os diálogos e é verdade que há conversas instigantes sobre a vida sexual de cada um deles, mas a narrativa é rasa e não vai além de situações corriqueiras, entrecortadas por uma ou outra sequência mais reveladora sobre o íntimo dos personagens. “Sentimos que seria bom dirigirmos juntos para reforçar os pontos de vista feminino e masculino”, conta Jazmín.

Hernán Guerschuny saiu vencedor do Festival de Gramado em 2014, quando O Crítico foi eleito o melhor longa latino pelo júri da crítica, e teve uma carreira de sucesso nos cinemas brasileiros. “Esses seis personagens saem da neurose da cidade e ali entram no tempo do campo, quando param para refletir sobre conquistas, frustrações, pendências e segredos que ficam em suspenso na correria do dia a dia”, comenta o diretor. “Nessa reunião eles também resgatam memórias da adolescência e o olhar para trás mostra que seus anseios não mudaram tanto.”

Recreo ainda não tem distribuição nacional, mas o diretor revelou que ao final da sessão já fez os primeiros contatos para garantir que o filme atravesse a fronteira.

 

Publicidade

Deixe o seu Comentário