DIRETO DA REDAÇÃO FESTIVAIS

Cine Nordeste começa dia 4 de abril, em Fortaleza

É cinema brasileiro é cinema do nordeste. Com essa proposta, o público da capital cearense terá a oportunidade de conferir, entre os dias 04 a 16 de abril, na Caixa Cultural Fortaleza, uma mostra dedicada ao cinema regional com 8 longas e 22 curtas-metragens inéditos. Além da exibição dos filmes, que serão gratuitos, o Cine Nordeste estende sua programação com debates com cineastas e demais profissionais da área audiovisual!

Segundo seu curador o professor e realizador Marcelo Ikeda, o cinema no nordeste tem passado por diversas transformações nos último anos, e o Cine Nordeste chega para transmitir esse momento efervescente para o público.

 “Se o cinema nordestino era identificado especialmente por suas temáticas regionalistas, relacionadas ao sertão, à seca ou ao cangaço, por exemplo, nos últimos anos a produção local tem assumido um olhar mais diversificado, incorporando características plurais”, aponta o curador.

O curador explica, ainda, que a Mostra pretende levar ao conhecimento do público a diversidade nos modos de produção do cinema realizado no Nordeste hoje. “Teremos filmes de todos os estados da Região Nordeste, pois uma de nossas principais preocupações é refletir sobre as semelhanças e diferenças entre os contextos locais. Também estamos interessados em investigar as possibilidades expressivas da produção do interior do Nordeste, em pensar as ações de descentralização dessa produção”, frisa Ikeda.

Um dos destaques da mostra é o longa Lamparina de Aurora (Foto acima) do cineasta maranhense Frederico Machado.

A programação completa pode ser conferida no site da mostra CineNordeste

Publicidade

Deixe o seu Comentário