FESTIVAIS NOTÍCIAS

Começa o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano, em oito cidades

O festival 8 ½ Festa do Cinema Italiano traz mais uma vez ao Brasil uma seleção ambiciosa e exclusiva, com os melhores e mais interessantes filmes da recente produção italiana, com uma mostra que ocorre de 31 de agosto a 6 de setembro de 2017 em oito cidades do País. Depois de dez anos de sucesso em dezenas de cidades lusófonas em três diferentes continentes, de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, e chegar a mais cinco cidades em 2016, desta vez o festival amplia seu circuito e também será realizado em Salvador e Recife. Além destas, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A ampliação se deve graças ao apoio fundamental do circuito Espaço Itaú de Cinema e do Cinema São Luiz, em Recife, que exibirão os sete filmes selecionados para a mostra. O cartaz oficial desta edição foi criado pelo mestre dos quadrinhos eróticos Milo Manara, que se inspirou no clássico La città delle donne (Cidade das Mulheres, 1980), de Federico Fellini para criar a ilustração.

O filme de abertura desta edição será Em Guerra por Amor (In guerra per amore, imagem acima), película dirigida e estrelada pelo humorista e ator PIF (Pierfrancesco Diliberto), uma comédia divertida e contundente, que faz uma reflexão bem humorada e também profunda sobre o amor, a Sicília e a máfia em uma trama que se passa em plena Segunda Guerra Mundial.

Entre os demais títulos da programação, destaca-se O Fantasma da Sicília (Sicilian Ghost Story), de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, que estarão no Brasil durante o Festa. Filme de abertura da Semana da Crítica no Festival de Cannes e prêmio de melhor roteiro em Sundance,  conta uma história de máfia verdadeira (o desaparecimento do jovem Giuseppe di Matteo, acontecimento que chocou a opinião pública italiana nos anos 90) narrada como se fosse um gótico conto de fadas.

Outro destaque da programação é Histórias de Amor que não Pertencem a Este Mundo (Amori che non sanno stare al mondo) de Francesca Comencini, que integra a seleção oficial do Festival de Locarno 2017 e tem estreia marcada para Dezembro. Um filme que conta as tragicômicas peripécias de Claudia e as suas tentativas de salvar a sua belíssima historia de amor.

Confira todos os detalhes da programação no site oficial www.festadocinemaitaliano.com.br

 

Publicidade

Deixe o seu Comentário