FESTIVAIS NOTÍCIAS

Gramado: Itália é o país homenageado de honra no festival

O país com o maior número de estatuetas do Oscar na categoria de filme em língua estrangeira, a Itália é o país homenageado de honra do 46º Festival de Cinema de Gramado. “A história do nosso cinema começa já na época dos irmãos Lumière. O nascimento de Cinecittà abre uma nova fase de produção. Graças ao cinema neorrealista do pós-guerra, ao cinema de autor de meados da década de 1950, até o final da década de 1970, e à commediaall’italiana, o cinema italiano atinge uma posição de grande prestígio nacional e internacional”, explica o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini, que lidera a comitiva do país em Gramado.

A cinematografia que legou ao mundo nomes como Vittorio De Sica, Roberto Rossellini, Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Bernardo Bertolucci, Roberto Benigni e Paolo Sorrentino aproveita a oportunidade para apresentar sua produção contemporânea na Mostra Itália.

Hotel Gagarin

Serão dois filmes projetados no Teatro Elisabeth Rosenfeld, nas tardes da quinta e da sexta-feira (23 e 24 de agosto), ambos com entrada franca. O primeiro será Hotel Gagarin, de Simone Spada. Na trama, cinco italianos sem dinheiro em busca de sucesso são convencidos por um que se diz produtor a gravar um filme na Armênia. Uma vez chegados ao Hotel Gagarin, isolado na floresta, explode uma guerra e o produtor foge com o dinheiro. Uma situação desagradável que se revela, todavia, numa ocasião para recuperar a leveza e a felicidade perdidas.

Na sexta-feira, 24, a Mostra Itália apresenta Made in Italy, de Luciano Ligabu, cujo protagonista, Riko, é um homem com grandes virtudes, mas com pouca sorte, encalhado em um trabalho que não lhe permite manter a família e em luta contínua contra uma sociedade que não o representa. “Numa Itália onde a precariedade profissional e sentimental tornou-se normalidade, Luciano Ligabue, famosíssimo músico italiano, nos conta uma história de grande humanidade, onde os sentimentos das pessoas ecoam mais forte que tudo”, apresenta a sinopse da produção. Todas as sessões da Mostra Itália terão legendas descritivas, libras e audiodescrição.

Made in Italy

Publicidade

Deixe o seu Comentário