Filmes que não serão exibidos em nenhum outro lugar integram as sessões deste espaço, que são sempre gratuitas.
As projeções ocorrem diariamente de 23 a 27 de outubro, sempre às 19h30. Serão exibidas cópias 35 mm do acervo da Cinemateca Brasileira de filmes nacionais. As exceções são As Canções (2011), de Eduardo Coutinho, e o longa norte-americano Invictus (2009), de Clint Eastwood, que faz parte da programação especial em homenagem ao centenário de Nelson Mandela e encerra a programação ao ar livre no sábado, dia 27.
Abre a programação, na terça (23/10), o documentário As Canções, de Eduardo Coutinho, em que homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas. No dia seguinte será exibido Matar ou Correr, filme de 1954, de Carlos Manga. O filme é ambientado em uma cidadezinha do Velho Oeste, que é aterrorizada pelos desmandos do bandido Jesse Gordon. Certo dia, de passagem pelo lugar, os forasteiros Kid Bolha e Cisco Kada deparam-se com o vilão e acidentalmente o nocauteiam. Em gratidão a esse gesto heroico, os moradores de City Down nomeiam Kid Bolha seu novo xerife. No entanto, tempos depois, Jesse Gordon escapa da prisão. Sedento por vingança, o bandoleiro ameaça atemorizar a cidade e acabar com o xerife Kid Bolha.
Na quinta é Uma Vida em Segredo, de Suzana Amaral, que ganha projeção. O filme conta a história de Biela, uma jovem que vive em uma fazenda. Quando seu pai morre, a garota fica sozinha e passa a morar com os primos na cidade que, embora seja pequena e interiorana, é uma realidade muito diversa da que Biela conhece. Seus tios fazem de tudo para integrar a sobrinha à família e à sociedade, mas ela não consegue. A jovem prefere ficar na cozinha com os empregados a sentar-se à mesa com os primos. Num processo bastante intimista e reflexivo, Biela mergulha cada vez mais no próprio universo.
A versão para o cinema do musical de Chico Buarque, Ópera do Malandro, dirigido por Ruy Guerra, será exibido na sexta (26/10). No boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, nos anos 40, um vigarista elegante e popular explora uma cantora de cabaré e ganha a vida através de pequenos golpes. Mas então ele conhece Ludmila, a filha do dono do cabaré, que quer ficar rica com contrabando durante a guerra.
A sessão derradeira, no sábado (27/10), fica por conta de Invictus. O filme é ambientado na África do Sul quando Nelson Mandela, presidente do país, chama François Pienaar, capitão da seleção nacional de rugby, para uma conversa. Recém-eleito, Mandela sabe que, mesmo após o fim do apartheid, sua nação segue racial e economicamente partida. Sua ideia é unir toda população por meio do esporte.