MOSTRAS NOTÍCIAS

Mostra de Bertrand Blier reúne sucessos da comédia francesa

A Caixa Cultural São Paulo apresenta “Bertrand Blier e a Comédia como Provocação”, uma homenagem ao aclamado diretor francês que será realizada no Cine Caixa Belas Artes em São Paulo, entre os dias 15 e 28 de junho. A retrospectiva resgata um dos grandes nomes da comédia mundial com 15 longas-metragens, realizados ao longo de uma carreira de 50 anos

Blier é considerado por muitos um revolucionário solitário, talvez o último grande iconoclasta da geração ​de maio de 68 no cinema francês. Usou boa parte de sua obra para dilacerar as hipocrisias da sociedade burguesa, especialmente nas atitudes em relação ao sexo. Influenciado pelo cinema de Luis Buñuel, recorreu ao simbolismo e ao surrealismo para dizer o que pensa.

O evento contará também com um debate sobre o diretor, no dia 21 de junho, com as presenças dos críticos Fernando Oriente e Luis Carlos Oliveira Júnior.

Corações Loucos

Sobre o diretor:

Bertrand Blier nasceu em 14 de março de 1939 em Boulogne-Billancourt, um subúrbio de Paris. Seu pai era o ator francês Bernard Blier e chegou a aparecer em alguns dos primeiros filmes do filho. Bertrand não tinha desejo de seguir os passos de seu pai, mas foi, desde cedo, fascinado pelo processo de filmagem. Aos 20 anos trabalhou como assistente de direção e um pouco mais tarde estreou na direção com Hitler, ConnaisPas (1963), um documentário que lhe rendeu um prêmio no Festival de Cinema de Locarno.

Em 1974 rodou Corações Loucos (Les Valseuses), que efetivamente lançou sua carreira cinematográfica e teve mais de 6 milhões de espectadores apenas na França. Foi a primeira parceria com Gérard Depardieu, com quem trabalhou em mais oito longas. Vale destacar ainda Preparem seus Lenços (1978), premiado com o Oscar de filme estrangeiro em 1979;  Coquetel de Assassinos (1979), uma comédia de humor negro muito amarga que aborda questões existenciais; Meu Marido de Batom (1986), um filme que desafia as atitudes contemporâneas em relação à homossexualidade; e por último a obra Linda Demais para Você (1989), aclamado pela crítica e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

SERVIÇO

Mostra “Bertrand Blier e a Comédia como Provocação

Data: de 15 e 28 de junho de 2017

Local: Caixa Belas Artes – Sala Aleijadinho

Endereço: Rua da Consolação, 2423

Veja a programação completa no site da Caixa Cultural.

Publicidade

Deixe o seu Comentário