FESTIVAIS NOTÍCIAS

RBG, documentário sensação nos EUA, está no Festival do Rio

Pioneira na luta pelos direitos das mulheres, Ruth Bader Ginsburg foi alçada a ícone inesperado da cultura pop no auge de seus 85 anos. A juíza da Suprema Corte dos EUA tem sua trajetória retratada no documentário RBG, que tem sessões especiais no 20º Festival do Rio.

O filme será exibido nos dias 7, 9 e 11, em diferentes espaços da cidade. O longa é um lançamento da Participant Media e a FLOW assina a distribuição no Brasil e na América Latina.

A exibição do dia 7 será seguida de Believe Talk, uma roda de conversa para pensar caminhos propositivos sobre os temas abordados, com Branca Vianna (mediadora), colaboradora da Revista Piauí; Jane Reis, juíza federal; Tatiana Roque, matemática e filósofa; e Duda Porto, autora do livro “Extraordinárias”.

 RBG chega ao Brasil num momento peculiar: nunca estivemos tão atentos aos movimentos de nossos magistrados. Com estreia inicialmente tímida em solo americano, com 34 salas de cinema, o filme tornou-se um curioso fenômeno de rentabilidade. A exibição foi expandida para 150 salas no final de semana seguinte e 300 no posterior.

 A “devoção” aos grandes feitos da juíza inspira linhas de produtos como brincos, camisetas, cadernos, bottons e até tatuagens. Muitas feministas americanas ostentam o rosto de Ginsberg desenhado na pele, acompanhado da inconfundível gola bordada branca que ela usa sobre a toga de juíza e que virou sua marca registrada.

 A dupla de diretoras Betsy West e Julie Cohen acompanha a carreira de Ginsburg desde que era uma jovem advogada perante a Suprema Corte nos anos 70 – época em que era considerado legal discriminar pessoas com base no gênero.

AGENDA DE EXIBIÇÕES | FESTIVAL DO RIO

7/11 – 18h20

Local: Instituto Moreira Salles

Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

*No mesmo dia haverá sessão-debate às 17h, mediado pela jornalista Branca Vianna [revista Piauí/ Podcast Maria vai com as outras] no CCJF (Centro Cultural da Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Cinelândia).

9/11 – 19h40

Local: Estação NET Rio 4

Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo

11/11 – 15h20

Local: Estação NET Rio 4

Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo

Publicidade

Deixe o seu Comentário