NOTÍCIAS

BrPlot promove encontro de roteiristas

Único laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais no Brasil que incentiva e recebe projetos de toda América Latina e Península Ibérica, o BrLab anuncia a programação aberta de sua 8° edição – que acontece de 10 a 18 de agosto em São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, o BrLab apresenta em parceria com a ABRA (Associação de Brasileira de Autores Roteiristas), o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a FAAP, o BrPlot – Encontro de Roteiristas, espaço em sua programação destinado à apresentação de uma série de mesas e debates dos quais participam renomados roteiristas, autores, produtores, entre diversos outros profissionais do audiovisual do Brasil e do exterior.

Em 2018, novamente com curadoria de Thiago Dottori, o BrPlot novamente abrirá as atividades do BrLab, dessa vez em uma mesa com os prestigiados autores Antônio Prata, Duca Rachid e Fernando Bonassi, mediados pela jornalista Cristina Padiglione, que irão debater os desafios de escrita e suas diferentes formas de contar uma boa história, no dia 10/08, às 19h, no Auditório 1 da FAAP. O encontro ainda traz importantes nomes como Anna Muylaert, Marton Olympio, Paulo Lins, Carolina Jabor, Arnaldo Branco, Phil Parker, Zé Brandão, Felipe Braga, Marcia Vinci, Eliseo Altunaga, Julio Rojas, entre outros (programação completa abaixo).

O BrPlot é um braço de programação do BrLab, um workshop anual em que cineastas e produtores trabalham o desenvolvimento de seus futuros filmes. Durante o BrLab, duplas de representantes dos projetos selecionados dispõem de consultorias integrais aos seus projetos para melhor realização de seus produtos em aspectos fundamentais como roteiro, direção, produção e distribuição. As atividades incluem ainda palestras e encontros com profissionais do Brasil e do exterior, e a programação aberta do BrPlot.

A seleção da 8° edição do BrLab contempla futuros filmes de cineastas premiados e novos talentos audiovisuais da região como a colombiana Laura Mora, que participa com o projeto de seu segundo longa “Los reyes del mundo”. Também participam o português Ico Costa com “Naufrágio, Inhambane” e os brasileiros Leonardo Mouramateus com “A Pista de Dança”Rodrigo Oliveira com “Os Primeiros Soldados” Cesar Cabral com “Um Pinguim Tupiniquim”, entre outros.

Pela primeira vez, 4 dos selecionados são projetos de filmes de animação, que participarão do laboratório juntamente aos projetos de live-action e receberão, em complemento, consultorias específicas de experientes animadores com o intuito de trabalharem as particularidades da animação.

Os escolhidos para a oitava edição do BrLab participam de consultorias com a cineasta Mariana Rondón, diretora do filme “Pelo Malo”; a consultora de direção mexicana Paula Astorga; as destacadas produtoras Agustina Chiarino (Uruguai), Fernanda Del Nido (Espanha) e Agustina Llambi-Campbell (Argentina) e o renomado script doctor e assessor cubano, Eliseo Altunaga que será homenageado nesta edição. Complementam o time de tutores o inglês Phil Parker, a belga Annemie Degryse e os brasileiros Marta Machado e Zé Brandão, que irão assessorar os projetos de animação.

Também pela primeira vez, o BrLab organiza um pioneiro workshop de montagem para projetos já filmados que passaram, em estágio de desenvolvimento, pelo BrLab ou pelo 3 Puertos Cine, rede internacional de laboratórios parceira desta iniciativa. Os selecionados para participar desta seção serão assessorados por montadores renomados como Fernando Epstein (Uruguai), Juliana Rojas (Brasil), Karen Akerman (Brasil) e Soledad Salfate (Chile).

Criado em 2011 o BrLab já recebeu 1.781 inscrições e mais de 200 profissionais foram qualificados diretamente pelo programa; através de 92 projetos que participaram do BrLab e que representaram 17 países e 10 estados brasileiros. Dentre os projetos participantes em anos anteriores, 16 já foram finalizados e lançados como longas-metragens; 15 títulos estão atualmente em finalização; e outros 18 estão em estágios avançados de financiamento.

Publicidade

Deixe o seu Comentário