FESTIVAIS NOTÍCIAS

Gramado: Campanha decora bicicletas com imagens do Festival

Catorze bicicletas decoradas com motivos alusivos ao 46º Festival de Cinema de Gramado serão expostas em diferentes pontos da cidade. A ação é parte do projeto Gramado de Bicicleta, que propõe formas de conscientizar a população para o convívio saudável no trânsito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

“O projeto já tem oito anos, e há quatro iniciamos essa etapa de decoração das bicicletas em eventos da cidade. Já fizemos parecido no Natal Luz, na Páscoa e durante a Festa da Colônia e a Abertura do Inverno. No Festival de Cinema, será a primeira vez”, enumera uma das voluntárias da organização, a jornalista Tela Tomazeli.

Serão 14 bicicletas, seis delas exibindo imagens de longas-metragens em competição neste ano, além do filme de abertura do festival, “O Grande Circo Místico” de Cacá Diegues (veja listo dos motivos e locais de exposição abaixo). Os quatro homenageados de 2018 também emprestam suas figuras para o projeto educativo: os atores Edson Celulari e Ney Latorraca, a atriz uruguaia Natalia Oreiro e o diretor de animações Carlos Saldanha terão seus rostos estampados nas bikes.

Haverá ainda imagens que recordam o Educavídeo, projeto que ensina a produção audiovisual aos alunos de escolas públicas gramadenses, e o carnaval de Veneza, uma alusão ao país homenageado deste ano, a Itália. Claro que não poderia faltar o Kikito, objeto de desejo de todos os realizadores que concorrem nas mostras competitivas do festival.

O projeto Gramado de Bicicleta parte do pressuposto que ciclistas, patinadores, skatistas e veículos a motor devem conviver na mesma via de rolamento, sem a separação, por exemplo, de um espaço exclusivo para os ciclistas. “Para incentivar um olhar mais amoroso às bicicletas, o projeto realiza sua quarta exposição a céu aberto em Gramado”, explica Tela.

A exposição terá uma abertura oficial no dia 14 de agosto, quando as 14 bikes estarão reunidas na Rua Coberta, entre 12h e 13h. “Depois cada bicicleta será levada a um ponto distinto da cidade para que a mensagem de respeito se espalhe por Gramado”, completa a jornalista.

Além da exposição de bicicletas decoradas, há vários locais onde é possível alugar magrelas para passeios em Gramado. Muitos hotéis disponibilizam pequenas frotas para uso de seus hóspedes e a Brocker Turismo também oferece o serviço de aluguel. Uma boa dica de passeio é percorrer a ciclofaixa turística, que sai do Lago Joaquina Rita Bier em direção ao Lago Negro, passando pelo Bairro Planalto.

Lista de locais da exposição

Kikito – Avenida Borges de Medeiros, 2727

Edson Celulari – Avenida Borges de Medeiros, 2738

Carlos Saldanha – Avenida Borges de Medeiros, 2605

Natalia Oreiro – Avenida Borges de Medeiros, 2083

Ney Latorraca –  Praça Major Nicoletti

Educavídeo – Prefeitura Municipal de Gramado

“O grande circo místico” – Avenida Borges de Medeiros, 2659

Longa “O banquete” – Avenida Borges de Medeiros, 2507

Longa “A cidade dos piratas”- Praça das etnias

Longa “Mormaço”- Rua Pedro Benetti, 22

Longa “Ferrugem” – Avenida Borges de Medeiros, 2300 – 10

Longa “O avental de Rosa” – esquina Augusto Zatti e Av. Borges de Medeiros

Longa “A voz do silêncio” – Avenida das Hortênsias. 1845

Itália, país homenageado do festival – Esquina Av. das Hortênsias e Av. Borges de Medeiros

Publicidade

Deixe o seu Comentário