NOTÍCIAS

Livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” chega ao Rio de Janeiro

100-melhores-filmes-brasileiros-destaque

Lançado nos recentes festivais e mostras de cinema Brasil afora, o título “100 Melhores Filmes Brasileiros”, organizado pela Abraccine – Associação Brasileira dos Críticos de Cinema, chega ao Rio nesta sexta-feira, 25. “Essa noite de autógrafos é significativa, pois vai contar com a presença de vários críticos do Rio, que escreveram neste livro revelador do peso da produção carioca entre os 100 melhores brasileiros de todos os tempos”, disse o presidente da entidade, Paulo Henrique Silva, jornalista e crítico do Hoje em Dia (MG).

O evento acontecerá  na Livraria Blooks, dentro do Espaço Itaú de Cinema e estão confirmadas as presenças de nove críticos, como André Miranda, Daniel Schenker e Susana Schild, do jornal O Globo, que assinaram os textos sobre Vidas SecasAnjos do Arrabalde – As Professoras e A Hora da Estrela, respectivamente, e ainda Roberto Cunha, que escreve na sua revista PREVIEW e analisou Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro), Ricardo Cota (A Hora e a Vez de Augusto Matraga), Roni Filgueiras (Ganga Bruta), Lucas Salgado (Edifício Master), Francisco Russo (Pra Frente, Brasil) e Marcelo Müller, que escreve no site Papo de Cinema e analisou Santiago.
tropa-de-elite-100-melhores-filmes-brasileirosA publicação da Editora Letramento é uma grande contribuição para os estudos da sétima arte no Brasil e para os amantes de um bom livro (e lista!) tem uma confecção luxuosa. Ele reuniu ensaios sobre filmes que se destacaram na cinematografia nacional, partindo de Limite (1931), a mais antiga produção presente na lista e primeira colocada. O mais “jovem” da lista é Que Horas Ela Volta?, mas estão presentes clássicos de diretores como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, e filmes recentes, como Cidade de Deus, Central do Brasil O Palhaço.

100-melhores-filmes-brasileiros-1SERVIÇO
Noite de autógrafos – Lançamento de “100 Melhores Filmes Brasileiros”
Sexta-feira, 25 de novembro, a partir das 19h
Livraria Blooks, Espaço Itaú de Cinema
Praia de Botafogo, 316 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2559-8750 – Entrada franca

O presidente da Abraccine aproveitou para lembrar que “100 Melhores Filmes Brasileiros” é o primeiro de uma série de livros que serão publicados pela Abraccine. Em 2017, será lançado “Bernardet 80 Anos: o Impacto de seu Pensamento no Cinema Brasileiro”, sobre um dos principais teóricos de cinema do Brasil e do mundo, que completou 80 anos em 2016.

Publicidade

Deixe o seu Comentário