NOTÍCIAS PERSONALIDADES

Morre o ator Powers Boothe, dos filmes Sin City

powers-boothe-sin-city

Conhecido como o Senador Roark dos filmes Sin City: A Cidade do Pecado (2005) e Sin City: A Dama Fatal (2104), o ator Powers Boothe faleceu aos 68 anos, neste domingo (14), de causas naturais.

powers-boothe-agents-of-shieldBoothe (1948 – 2017) era facilmente reconhecido pela turma que se liga também nos coadjuvantes e fez papéis marcantes em várias produções. Entre seus últimos trabalhos estão as conhecidas séries Agentes da S.H.I.E.L.D (acima) e Nashville: No Ritmo da Fama, papel que rendeu indicação de Melhor Ator Coadjuvante no Satellite Awards. Seu único prêmio, no entanto, foi o Emmy de Melhor Ator pelo telefilme Jim Jones, O Pastor do Diabo (1980), no qual fez o famoso líder de uma seita (imagem abaixo) que levou milhares de pessoas ao suicídio.

powers-boothe-jim-jones-o-pastor-do-diaboCom cerca de 70 produções audiovisuais na carreira, Boothe começou com o pé direito. Suas duas primeiras participações foram nos sucessos A Garota do Adeus (1977), premiado filme ganhador de Oscar e Globo de Ouro, e Parceiros da Noite (1980). Na sequência, o ator fez trabalhos para a televisão, cinema e seu olhar marcante, de certa forma, canalizou a escolha dos produtores de elenco para papéis com alguma “fama de mau”. Em 1985, Boothe surgiu na aventura A Floresta de Esmeraldas, longa de John Boorman rodado no Brasil e com a participação de Gracindo Júnior, Dira Paes e Eduardo Conde.

powers-boothe-a-floresta-das-esmeraldas-emerald-forest

Powers Boothe, em A Floresta das Esmeraldas / 1985. Foto de Ruy Polanah

Com grande atividade nas décadas de 1980 e 1990, é fácil para os frequentadores de locadoras reconhecer o ator de longas como O Confronto Final (1981), Amanhecer Violento (1984), O Senhor das Águias (1984), O Limite da Traição (1987), Rajada de Fogo (1992), Tombstone – A Justiça Está Chegando (1993) e Morte Súbita (1995). Na década seguinte, A Mão do Diabo (2001) está entre os títulos conhecidos, ele viveu o vice-presidente na bem sucedida 24 Horas, em 2007, e retornou ao bom e velho faroeste, gênero presente na carreira, para viver Cy Tolliver (abaixo) na série Deadwood, de 2004 a 2006.

powers-boothe-deadwood-cy-tolliverO ator, cujo nome foi uma homenagem do pai a um soldado amigo morto na 2ª Guerra Mundial, deixa dois filhos: Parisse Boothe e Preston Boothe.

Publicidade

Deixe o seu Comentário