ESPECIAIS FESTIVAIS NOTÍCIAS

Mostra SP exibe cópia restaurada de Pixote: A Lei do Mais Fraco

Listado pelo The New York Times entre os dez mais importantes longas-metragens da década de 80, e considerado o melhor filme estrangeiro do ano pelas associações de críticos de Los Angeles e de Nova York, Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco, acaba de ser integralmente digitalizado e será apresentado em sessão especial no CineSesc, dia 27 de outubro, às 21:30h, como parte especial da programação da 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Na sessão especial, o longa será precedido por uma homenagem a Hector Babenco e pela projeção do curta-metragem Conversa com Ele, dirigido por Bárbara Paz.

Em Pixote, quatro meninos vivem a realidade do menor carente em um reformatório de São Paulo e revoltados com as injustiças dos administradores da instituição, fogem e passam a conviver com uma prostituta, envolvendo-se com traficantes de drogas e trapaceiros.

Por meio da indicação do cineasta Walter Salles para a The Film Foundation, a HB Filmes, produtora criada por Babenco em 1974 e atualmente dirigida por sua filha Myra Arnaud Babenco, viabilizou o processo de restauro do filme. A organização sem fins lucrativos, fundada pelo diretor norte-americano Martin Scorsese, dedicada-se desde 1990 à exibição e à conservação dos clássicos do cinema. Trabalhando em parceria com arquivos e cinematecas, a The Film Foundation, que tem entre seus associados os mais prestigiados cineastas do planeta, já restaurou cerca de 700 obras.

PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO

Sessão inaugural do projeto “Memória Hector Babenco”

Dia 27 de outubro – 21h30

CineSesc – Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César

Publicidade

Deixe o seu Comentário