MOSTRAS NOTÍCIAS

O Filho de Saul sufoca na Mostra SP 2015

o-filho-de-saul-Son-of-Saul-saul-fia

O primeiro dia de Mostra SP 2015 foi eclético para a PREVIEW, com sessões de um filme húngaro, pesado, e uma coprodução Brasil / Canadá no extremo oposto. A coincidência, porém, é que ambos são longas de estreia de seus diretores. Confira um panorama dos títulos, as sessões disponíveis e o trailer.

O FILHO DE SAUL (Son of Saul)
Grupo de prisioneiros e trabalhadores judeus ajudam os nazistas em um famoso campo de concentração, em troca do que seria um salvo conduto para mais uns dias de vida. Para isso, eles lidam diariamente com a morte de centenas de conterrâneos. Só que existe um plano de rebelião em andamento, enquanto um dos integrantes está totalmente obcecado com a ideia de enterrar um menino morto, seguindo as tradições judaicas.

o-filho-de-saul-Son-of-Saul-saul-fiaA primeira coisa que precisa ser dita sobre Saul Fia (título original) é que ele não é fácil de encarar. Para os que pensam que irão se deparar com violência gratuita e muito sangue, a boa notícia é que isso não vai acontecer. A má é que, embora esses dois elementos existam em menor escala do que o esperado, o que mais causa desconforto e sufoca é a sensação de claustro constante, aliada a uma câmera semi-subjetiva e fechada em boa parte do tempo. O resultado é um filme de ação, diferente e ininterrupta, violento e que não deixará você respirar. Primeiro longa do curtametragista húngaro László Nemes, conquistou quatro prêmios no Festival de Cannes, entre eles o Prêmio do Júri e da Crítica Internacional.

Son-of-Saul-saul-fiaOnde e quando na Mostra?
23/10 – 18:00 – CINESALA
24/10 – 23:00 – RESERVA CULTURAL 2
26/10 – 21:30 – CINESESC
31/10 – 19:50 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 1

zoom-pedro-morelliZOOM
Funcionária de uma fábrica de bonecas eróticas, a desenhista Emma desejava ter os seios maiores. Quando seu sonho se torna um pesadelo, ela projeta toda a sua ira em um personagem de quadrinhos de sua autoria, cujo protagonista é um diretor de cinema bom de cama, que passa a ter problemas sexuais. Ao mesmo tempo, o personagem do novo filme que ele está rodando está escrevendo uma história sobre Emma e agora tudo pode mudar.

zoom-pedro-morelliSe você achou o enredo acima confuso, não duvide, o filme de estreia solo de Pedro Morelli (Entre Nós) tem grande potencial para deixar o espectador meio perdido em alguns momentos. Por outro lado, a proposta de conduzir três histórias entrelaçadas, com alguma dose de humor, forte apelo erótico e muitos recursos gráficos esteticamente interessantes é bastante ousada. Para se ter uma ideia, Gael García Bernal trabalha no filme apenas em “desenho animado”, mas o elenco conta com Mariana Ximenes em carne, osso e alguma nudez, e ainda resgata o ator Jason Priestley, famoso pelo seriado Barrados no Baile (1990-2000).

ONDE E QUANDO ASSISTIR
30/10 – 15:20 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 1
01/11 – 17:30 – ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA – FREI CANECA 6

PREVIEW está no evento a convite da organização. Clique em Mostra SP 2015 – Mostra Internacional de Cinema em São Paulo para ver dicas, notícias anteriores, entrevistas etc. Curta, comente e #compartilhe

Publicidade

1 Comentário

Deixe o seu Comentário