CURSOS NOTÍCIAS

Quer estudar cinema nas férias?

A Academia Internacional de Cinema abre a partir de 9 de janeiro, em sua sede no Rio de Janeiro, em Botafogo, oito cursos de férias. Cinema, Direção de Fotografia, Edição, Roteiro, Assistência de Direção, História do Cinema, Cinema Teens e Editais, curso inédito na AIC.  O objetivo é desenvolver o potencial criativo e as habilidades técnicas dos alunos, trabalhando a teoria e a prática, com disciplinas que compreendem todas as áreas do cinema.

O curso de Cinema terá início dia 9 de janeiro. Nele, o aluno experimenta cada passo da produção de um filme, do roteiro à edição, realizando um curta-metragem. Ao final do curso, uma banca discute os filmes. No mesmo dia, começa o curso de Direção de Fotografia, o mais procurado da AIC Rio, com coordenação de Cleumo Segond, e que tem objetivo de desenvolver habilidades relacionadas à área. Já no dia 10, Livia Arbex dá início ao curso de Edição, composto principalmente de aulas práticas no Premiere. Cada aluno opera uma plataforma exclusiva e lida com a montagem de diferentes formatos audiovisuais.

Já no dia 16 de janeiro, o curso de Roteiro, com aulas de Bebeto Abrantes, vai apresentar a arte e a técnica de escrever histórias para o audiovisual, desenvolvendo um roteiro de curta-metragem. O programa toma como referência autores como Jean-Claude Carrière, Pascal Bonitzer, Robert Mckee, Christopher Vogler, Michel Chion, Aristóteles, David Mamet, entre outros. Também no dia 16, terá início o curso de Assistência de Direção, com aulas de Mariana Guimarães e foco em cinema ficcional. O curso aborda as funções do assistente de direção no processo cinematográfico, englobando pré-produção e produção.

No dia 18 de janeiro, dois cursos de férias terão início, História do Cinema e Cinema Teens. O primeiro tem como objetivo fazer um balanço estético do cinema, analisando linguagem, narrativa e mercado. As aulas serão ministradas por Rodrigo Fonseca e Marcelo Müller, jornalistas especializados em cinema, estudando as principais correntes cinematográficas. O segundo curso é feito para jovens que querem aprender cinema na prática. Indicado para a faixa entre 13 e 17 anos, os alunos poderão vivenciar a rotina de um set, realizando, ao final, um curta-metragem, exibido em uma sessão especial para pais e convidados.

Fechando o mês, a partir do dia 23, o curso sobre Editais é uma novidade da AIC. Com coordenação e aulas de Joana Nin, visa fornecer um panorama dos principais editais, além de orientar na elaboração dos projetos, abordando temas como leitura crítica dos editais, noções de orçamento, análise de mercado e dos projetos de acordo com cada concurso, oferecendo conhecimento sobre a dinâmica e o perfil dos processos seletivos.

A programação completa está disponível aqui.

Publicidade

Deixe o seu Comentário