Aposentado, Abel Braga afirma que quer permanecer no futebol


Aposentado, Abel Braga afirma que quer permanecer no futebol

Aos 70 anos, o treinador quer assumir o cargo de coordenador de futebol.

Abel Braga foi Campeão Carioca com o Fluminense em março deste ano.

Categorias: Grandes clubes do Brasil

Por: Agência Futebol Interior, 29/06/2022

Abel Braga quer permanecer no futebol Foto: Reprodução/Abel Braga

Rio de Janeiro, RJ, 29 (AFI) – Abel Braga confirmou sua aposentadoria na manhã desta quarta-feira (29), mas disse que não pretende se despedir do futebol. Aos 70 anos, o treinador deixa o comando do Fluminense e afirma que não trabalhará mais a beira do gramado. Em entrevista à Globo, Abel contou que ainda deseja continuar no meio do futebol, mas agora como coordenador técnico, seguindo os passos de Paulo Autuori, com quem trabalhou no Fluminense e, que agora, está no Internacional.

‘’Não quero ser executivo, não quero ser diretor técnico, quero ser coordenador técnico. Não quero fazer negociações, por exemplo. Há uma diferença muito grande entre as funções. Eu posso colocar em prática tudo que aprendi. Quero dar respaldo para o técnico, para a comissão técnica e para os jogadores’’, contou.

O treinador já havia deixado o cargo em 28 de abril, mas a confirmação veio na manhã desta quarta-feira(29). Abel contou que  tinha planos para se aposentar junto com o atacante Fred, em 21 de Julho, data de aniversário do Tricolor carioca, mas declarou que não estava mais aguentando a rotina de viagens. 

‘’Todo mundo reclama do número de jogos, que é muito grande. Não só o corpo, o mental também. Mas eu não estava aguentando mais esse número de viagens’’, explicou o agora ex-técnico.

LONGA CARREIRA DE ABEL BRAGA

Abel Braga põe fim a uma longa e vitoriosa carreira no comando de diversas equipes. Sua trajetória de 37 anos como técnico de futebol começou no Goytacaz, do Rio de Janeiro, e logo tomou proporções internacionais, quando ganhou a oportunidade de atuar pelo futebol português. 

Ao voltar ao Brasil, Abel foi triunfal nos clubes que passou. Treinou os quatro grandes do Rio (Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo), as três principais equipes do Paraná (Coritiba, Athlético-PR e Paraná Clube), os dois maiores de Minas Gerais (Atlético-MG e Cruzeiro) e o Internacional, do Rio Grande do Sul. Além desses, comandou também Galícia, Bahia e Vitória, na Bahia, Santa Cruz, de Pernambuco, e Ponte Preta, de Campinas.

Os principais títulos de Abel foram conquistados enquanto ele treinava Fluminense e Internacional. No tricolor carioca, fez história ao ganhar o Campeonato Brasileiro de 2012 e foi onde levantou a última taça de sua carreira, com o Carioca deste ano. 

No Internacional, esse triunfo é ainda maior. Sob o comando de Abel Braga, o Colorado contabilizou o maior número de títulos nos mais de 100 anos do clube. Conquistou a Libertadores e levantou a taça do Mundial de Clubes contra o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho. Em sete passagens por Porto Alegre, o treinador viveu momentos importantes e foi corado, em 2020, como melhor técnico da competição. 

Confira também:

Fonte: www.futebolinterior.com.br/abel-braga-quer-permanecer-no-futebol

Admin