Do queridinho da exportação a um dos frutos mais consumidos do país, açaí e limão são bons negócios ao agregar valor aos produtos

Fruta originária da região norte do país, o açaí teve seu consumo restrito a essa área durante muitos anos. Contudo, o cenário começou a mudar no final da década de 90 quando a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional.

Desde então, o consumo de açaí no Brasil cresceu. É só olhar em volta e ver quantas lojas de açaí há pela cidade. Com certeza que no seu bairro tem pelo menos uma. Afinal, a fruta ganhou status e fama por suas propriedades antioxidantes e alto teor energético, e hoje, é queridinha não só no Brasil, como em vários países.

Percebendo esse mercado promissor, nasceu a Fruta Norte. O empresário Márcio Silva contou sua história, durante participação no Estande PrefCG, na noite deste domingo (7). Para ele, além da percepção de mercado, o que fez o negócio crescer foi o tratamento diferenciado aos parceiros, fornecedores e funcionários. “O valor da nossa marca está em sempre acreditar e buscar o desenvolvimento local onde atuamos, a Fruta Norte acredita que podemos juntos transformar nosso ambiente e nossa comunidade apoiando eventos, instituições e projetos que somam com a transformação da nossa sociedade”, afirmou.

Quem também acredita na transformação da sociedade através de bons negócios, é a empresária Gláucia Magali Tarouco Batista da Zitrus – Mundo Cítrico. A empresa atende cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e cresceu mais de 300% em 4 anos, passando de 270 mil litros de bebidas para 780 mil.

“Somos uma fábrica de bebidas cítricas, à base do suco integral do limão-taiti. Sou a criadora e gestora da empresa, percebi que eu poderia trabalhar com os limões da lavoura do meu pai e comecei a desenvolver produtos. Fui criando uma linha de bebidas classificadas como suplementos alimentares líquidos e hoje temos até um licor especial, com mel de uma associação que atua na preservação do tatu-canastra”, contou a nutricionista e empresária.

O Brasil, inclusive, é um dos principais produtores de frutas cítricas do mundo. Especificamente, em relação à produção de limão, 92% da fruta são consumidos no mercado interno e 8% são exportados. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2023).

A noite terminou com palestra do mastercoach Marcelo Sensacional e do especialista em marketing digital Nathan Barrios, eles trouxeram dicas valiosas para quem deseja alavancar o negócio com ferramentas digitais. Falaram sobre o posicionamento de marca (branding), vendas on-line, posicionamento no Google e noções básicas de tráfego pago digital.

A Expogrande 2024 é realizada pela Associação dos Criadores de MS (Acrissul) e caminha para sua 84ª edição como referência no agronegócio e entretenimento, reunindo público, expositores e instituições, apresentando tendências, soluções e inovações, além de contar com exposição de animais, leilões, circuito de palestras, shows e oportunidades de grandes negócios.

 

 

#pratodosverem  Na matéria há quatro fotos. A primeira, usada como capa, mostra a fachada do estande PRefCG, na 84ª Expogrande. As seguintes mostram palestrantes e público presente durante a programação deste domingo (8).

Sem categoria

344 Comments

  1. Empowering Amateur Radio Enthusiasts, Echolink Florida connects you to
    the best amateur radio services. Discover our conference server
    located in Colorado Springs, Colorado, powered by
    AT&T First Net Fiber Network.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *