Agência Minas Gerais | Fórum de Educação Ambiental reúne mais de 300 pessoas na Zona da Mata

O maior evento de educação ambiental de Minas Gerais chega à sua 35ª edição em 2024, sendo realizado no município de Carangola, nos dias 23 e 24/5. O Fórum de Educação Ambiental da Zona da Mata (ForEA) reuniu gestores ambientais da região e de todo o estado que discutiram temas, trocaram experiências e participaram de oficinas e palestras.

As tradicionais oficinas construtivas tiveram atividades específicas para o Fórum principal, debatendo temas como o Pagamento por Serviços Ambientais e Unidades de Conservação como estratégia de proteção e ferramenta de conexão com a Natureza. Também foram abordados, nos minicursos temas como: ICMS Ecológico, Políticas Públicas para Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos, Riscos de Desastres Naturais, Residências Sustentáveis, Resíduos Sólidos, entre outros.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades. “O objetivo é promover o envolvimento de atores com o tema educação e extensão ambiental, por meio da construção de conhecimentos sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais”, afirma o coordenador do ForEA e analista ambiental da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Zona da Mata do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Renato Gomes.

Paralelamente, foram realizadas exposições, apresentações culturais, além de Feira de Artesanato e Produtos da Agroindústria. Destaque para o projeto do IEF ‘Pássaro Cativo’ que mostra finalidades para gaiolas que não sejam prender pássaros.

“O ForEA busca garantir o acesso da população à informação, difundindo boas práticas ambientais e proporcionando um alinhamento coletivo para enfrentar os desafios da região”, diz Renato. Segundo ele, ao promover o envolvimento de atores sociais na educação ambiental, há o fortalecimento do espírito de preservação ambiental.

O ForEA é uma realização da Comissão Interinstitucional de educação Ambiental – CIEA Zona da Mata, em parceria com o IEF, a Prefeitura Municipal de Carangola, Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e diversas outras instituições governamentais e sociedade civil.

“São 35 eventos na mesma proporção e observando as peculiaridades de cada município, com o envolvimento de toda a sociedade, sendo um momento para avaliar nossos hábitos e comportamentos junto ao meio ambiente, buscando sempre a prevenção pela sustentabilidade e soluções para os problemas”, frisou a presidente da CIEA-Zona da Mata, Maria Aparecida Franco Sales. 

Abertura

Na solenidade de abertura, realizada na manhã dessa quinta-feira (23/5), o diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, foi homenageado com a Placa de Destaque em Sustentabilidade Socioambiental e Mérito Ambiental ForEA 2024.

Segundo Breno Lasmar, o ForEA tem grande relevância ao reunir na região todos os parceiros públicos e privados em ações e iniciativas importantes para a construção de uma agenda de Educação Ambiental. “Realizar encontros como esses é poder definir pautas e programas que são relevantes para serem trabalhados, não só na região, mas em todo o estado e nos preparar para um cenário com melhores resultados”, afirma.

Representando a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, observou que a temática deste ano é voltada especialmente para mudanças climáticas. “O evento é muito grande e rico e direcionado para quem trabalha com Educação Ambiental e teremos a participação de gestores, professores e alunos que lidam com o tema”, observa.

Viçosa

 No dia 6/6, o ForEA se desloca para Viçosa para sua 36ª edição. “A opção por realizar o Fórum em duas cidades diferentes aumenta o alcance das ações e envolve mais instituições responsáveis pela execução das políticas ambientais do estado de Minas. A partir disso, podemos propor metas para uma nova relação com o meio ambiente, com responsabilidade e visão para o futuro”, disse Renato Gomes

 

4 pensou em “Agência Minas Gerais | Fórum de Educação Ambiental reúne mais de 300 pessoas na Zona da Mata

  1. For the reason that the admin of this web page is working, no hesitation very shortly it will be
    well-known, due to its quality contents.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *