A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG), realizou nesta quarta-feira (08) o Seminário da Previdência, no auditório da Instituição. Os servidores municipais receberam palestras sobre os seguintes temas: Desafios e Perspectivas para a Previdência dos Servidores; Gestão Previdenciária e o Social no Contexto dos RPPS; Responsabilidade Fiscal no Âmbito dos RPPS; A Importância do Conselho de Administração na Gestão Previdenciária; O TCE e os RPPS – Homologação de Benefícios, Equilíbrio Atuarial e Financeiro; Aposentadoria do Servidor – Legislação Previdenciária; e Política de Investimentos – Aplicações Financeiras.
O palestrante Mário Rattes de Oliveira abordou junto aos participantes o tema sobre Previdência e apontou que a reserva financeira está passando por momentos difíceis em todo país. “É um assunto complicado de ser discutido, mas nós devemos colocá-lo em pauta e elencar os principais problemas, já que para ser ter uma opinião devemos entender o sobre assunto. Este é o motivo do evento que reúne servidores ativos e os aposentados”.
O palestrante que veio de Brasília (DF) destacou a importância do evento no qual serão discutidos temas que definirão o futuro dos servidores. “As regras da aposentadoria não são as mesmas. Este seminário mostrará a situação da Previdência da Prefeitura de Campo Grande e todas as informações serão repassadas para os servidores”, explicou.
O diretor da Previdência do IMPCG, Luiz Lima Shirata disse que durante os seminários serão discutidos assuntos importantes sobre o sistema previdenciário do município. “Vamos aprender muito nesses dias e com certeza serão colocados em prática. Basicamente, o sistema previdenciário brasileiro funciona como uma espécie de poupança compulsória e/ou voluntária. A pessoa paga um valor mensal proporcional ao salário e contribuição voluntária para ter direito a um salário proporcional a sua contribuição com o intuito de garantir uma fonte de renda”, complementou.
O servidor municipal, José Roberto Cueva, afirmou que o seminário é uma oportunidade para os servidores conhecerem melhor o sistema previdenciário do município. “Nesse momento todo conhecimento sobre o assunto é válido, principalmente para quem está prestes a se aposentar pelo IMPCG”.
Já a secretária da Secretaria Municipal de Gestão (Seges), Evelyse Oyadomari, destacou a necessidade da unidade dos servidores em se interessarem pela questão da previdência. “Os servidores precisam se unir em torno do tema da previdência, já que no futuro, numa eventual aposentadoria, dependerão desse benefício.”
A diretora-presidente do IMPCG, Elza Pereira, salientou a criação da saúde do servidor no município. “A previdência foi criada em 1961, na qual o Ministério da Previdência exigiu o desmembramento da previdência municipal, na grande reforma previdencial em 1998 e estamos até hoje, há mais de 40 anos na ativa”.
O evento contou com a presença da presidente do Conselho Administrativo dos Servidores Municipais (Corad), Márcia Dourado; presidente da ACP Gilvano Kunzler Bronzoni; Representantes da Servimed; Previ-Camp; Servidores Municipais ativos e aposentados.
#pratodosverem A imagem mostra o palestrante explica sobre previdência para servidores municipais.