Distrito de Piraputanga foi palco de mais um Campeonato Brasileiro de Canoagem – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O distrito de Piraputanga, pertencente ao município de Aquidauana, sediou no último fim de semana, de 12 a 14 de julho, a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida. O evento foi organizado pelo CRA (Clube de Regatas Aquidauana) em parceria com a FCaMS (Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul) e CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), com o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

A competição reuniu aproximadamente 70 atletas e mais de 10 clubes de diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As categorias disputadas foram: feminino e masculino sênior, feminino máster, masculino máster A (35 a 44 anos) e B (acima de 45 anos), júnior, turismo e duck masculino e misto.

Rafael Girotto, presidente da CBCa, destacou a importância do evento. “Para nós, como confederação, foi importante porque conseguimos avaliar o nível técnico dos atletas que irão representar o Brasil no Mundial da modalidade em agosto na Espanha, além de estar alinhado com uma de nossas estratégias de popularização do esporte, levando-o para todas as regiões do país. E para os atletas que querem brigar para estar entre os primeiros do ranking na temporada de 2024, essa etapa foi a única com peso 2, pois tivemos duas provas (clássica e sprint). As outras duas etapas, que acontecerão no Paraná e em São Paulo, terão peso 1”.

Para os atletas sul-mato-grossenses, o evento foi uma oportunidade de se testar e competir com os melhores do Brasil em seu próprio estado, conforme destacou Rafael. “Esse tipo de intercâmbio é muito bom para o desenvolvimento da modalidade no estado”.

Paulo Reis Filho, vice-presidente do CRA e participante em uma das modalidades, espera que Piraputanga seja etapa fixa do Brasileiro de Canoagem Descida. “Esperamos que nos próximos anos esse evento volte para cá e que mais pessoas possam competir, participar e também assistir, conhecendo a canoagem e a modalidade de descida, que une a consciência de preservação ambiental ao passar por locais muito bonitos e muitas vezes pouco conhecidos”.

O campeonato também contou com apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Fema (Fundação de Esporte do Município de Aquidauana).

Confira todos os resultados no Relatório Final – Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida 2024 – Piratupanga

Fernanda Villela, Programa de Estágio Supervisionado
Fotos: Lucas Castro/Setesc (arquivo)

Sem categoria