MS Qualifica capacita 12 mil pessoas na Capital e no interior do Estado – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Considerado um dos pilares da gestão do governador Eduardo Riedel, que colocou o tema como prioridade em seu plano de governo ainda antes de ser eleito, o Programa MS Qualifica está mudando a vida de muita gente no Estado. A iniciativa leva formação profissional de graça para quem busca oportunidade. Ao todo, 12 mil pessoas já passaram por mais de 900 cursos em 56 municípios e saíram com os diplomas nas mãos.

O programa MS Qualifica foi lançado em maio de 2023 pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação do Trabalho (Funtrab), vinculada à Semadesc, em parceria com o Sistema S (Sebrae, Senai, Senac e Senar). 

Até outubro de 2025 o programa deve chegar à marca de 13.409 pessoas qualificadas por 990 cursos em todo o Estado nas mais variadas áreas. O investimento previsto é R$ 12,5 milhões, incluindo recursos estaduais, federais e das instituições parceiras.

Além de proporcionar qualificação profissional para o aumento da inclusão, produtividade e da empregabilidade, o MS Qualifica também desperta o desejo de elevar os conhecimentos na área. É o caso de Breno Cézar Conturbia, tecnólogo de RH, que frequentou cursos de gastronomia com palestras e workshops práticos com especialistas da área. “Atuo no ramo gastronômico, preparando massas italianas há mais de dez anos como complementação de renda. Esse trabalho extra me auxiliou a custear os estudos da minha filha, pretendo investir em mais equipamentos para maior produtividade. Isso me despertou o desejo de aperfeiçoar meus conhecimentos para cursar em breve, um curso de ensino superior em gastronomia”, conta.

O diretor de Qualificação Profissional da Funtrab, Rony Oliveira, destaca que o resultado é fruto do trabalho árduo, da dedicação e da colaboração de toda a equipe. “Posso dizer que foi um ano de muitos desafios, mas também de grandes aprendizados e superações. Atingir essa meta é apenas um reflexo do nosso comprometimento em oferecer um caminho sólido para o desenvolvimento de profissionais qualificados para o futuro. Vamos continuar juntos, com ainda mais garra, para alcançar novos objetivos e continuar transformando vidas através da qualificação profissional”, destaca.

Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, o maior programa de inclusão social é o trabalho. “Temos a responsabilidade de transformar a Fundação numa agência inovadora, acompanhando as tendências do mercado de trabalho e atendendo as expectativas dos investimentos privados que chegam ao Estado”, finaliza.

Cláudia Yuri, comunicação Funtrab

Publicado em Sem categoria

Casa do Idoso amplia atividades em todas as quatro unidades

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

As Casas do Idoso de São José dos Campos ampliaram a oferta de atividades para os frequentadores em 2024, garantindo saúde, bem-estar, diversão, qualidade de vida, socialização e autonomia. Mantidas pela Prefeitura, as 4 unidades – centro, sul, leste e norte – disponibilizam pelo menos 50 atividades físicas, socioculturais, artísticas e educativas para as pessoas com 60 anos ou mais.

Entre os destaques, estão as aulas de hidroginástica, atividades na piscina e os cursos de inglês e informática, além de atrações especiais, como os bailes nas noites das sextas-feiras e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Somente essas iniciativas beneficiaram 48.182 idosos em 2024. Todos que participaram dos cursos de inglês e informática receberam certificados de conclusão.

Também foram realizadas ações externas, visitas em parques, palestras, rodas de conversa e campanhas, conscientizando os frequentadores sobre temas importantes do dia a dia nas áreas de saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, apoio social, direitos do consumidor e do idoso.

Os bailes noturnos têm agitado as Casas do Idoso | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Serviços de qualidade

As Casas do Idoso são referência em qualidade em serviços oferecidos às pessoas idosas e familiares, promovendo muitos eventos e encontros intergeracionais.

São espaços de uso coletivo, propiciando a oportunidade de ter uma vida comunitária.

Por mês, as quatro unidades recebem, juntas, cerca de 10 mil pessoas.

Os saraus com boa música são as atrações dos sábados | Foto: PMSJC

Envelhecimento saudável

Idosos elogiaram a diversidade de atividades oferecidas pela Prefeitura e destacaram as vantagens delas para a saúde do corpo e da mente.

“Participo de todas as atividades que posso”, disse a aposentada Elisa Irene Teodoro, que tem 70 anos e frequenta a Casa do Idoso Leste. “Sempre faço hidroginástica e lian gong (prática corporal da medicina chinesa) e participo dos bailes e saraus. São muitas atividades disponíveis e todas de qualidade.”

A opinião é compartihada pelo corretor de seguros Roberto Davoll, que tem 73 anos e é usuário da Casa do Idoso Centro.

“Entrei na Casa do Idoso para fazer curso de informática, o que foi muito bom e agregou muito em minha vida profissional”, afirmou ele. “O idoso não pode ficar parado, e na Casa do Idoso tem atividades para todos os gostos, além do excelente acolhimento com o qual sempre somos recebidos.”

Saiba mais

Casas do Idoso em números (2024)

  • Unidades: 4
  • Frequência mensal: 10 mil pessoas, juntando as quatro unidades

Beneficiados

  • Hidroginástica e atividades na piscina: 33.021
  • Bailes noturnos: 10.359
  • Saraus aos sábados: 1.338
  • Cursos de inglês: 1.262
  • Cursos de informática: 2.202


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Grupo Sampri anima público na Cidade do Natal neste sábado (28) – CGNotícias

A programação cultural da Cidade do Natal, localizada na Vila Morena, nos Altos da Avenida Afonso Pena, deste sábado (28), terá o grupo Sampri às 19h30. Na sequência, a tradicional Parada Natalina será realizada às 21h, encantando o público com personagens temáticos e a presença da Família Rena, que já se consolidou como uma das principais atrações natalinas de Campo Grande.

As festividades integram a programação especial “O Natal em CG é Feito pra Você”, promovida pela Prefeitura de Campo Grande, que transforma a Cidade do Natal em um espaço mágico, repleto de atividades para todas as idades.

Para as crianças, a diversão é garantida na Área Kids, que inclui escorregador, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos elétricos para passeio e espaços para atividades artísticas, como desenho e pintura. O carrossel, uma atração em parceria com O Boticário, é um destaque especial, proporcionando momentos especiais para os pequenos e suas famílias.

A Cidade do Natal também valoriza a cultura local, com a presença de artesãos que expõem seus trabalhos temáticos e uma praça de alimentação rica em opções gastronômicas, que explora os sabores de Campo Grande a preços que partem de R$ 6. O presépio montado no espaço resgata a tradição do Natal, proporcionando um ambiente de reflexão e celebração familiar.

A Cidade do Natal abre às 17h30 e a programação segue até o dia 31.

Programação dos próximos dias

A programação segue nos dias seguintes com apresentações culturais e a tradicional Parada Natalina, que será realizada sempre às 21h. Confira os destaques:

27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
28/12 (sábado): Sampri – 19h30
29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra as três mulheres que fazem parte do Sampri.

Publicado em Sem categoria

Guarda Civil Metropolitana intensifica ações de combate à criminalidade em João Pessoa

Mais segurança

Guarda Civil Metropolitana intensifica ações de combate à criminalidade em João Pessoa


27/12/2024 |
18:00 |
15

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa segue realizando ações para combater à criminalidade na Capital paraibana. E durante esta sexta-feira (27), às equipes de policiamento preventivo, em rondas pelo bairro Brisamar, identificaram um homem em atitude suspeita e na abordagem foi constatado que se tratava de um foragido do Estado de São Paulo.

Com a prisão, o homem foi encaminhado para a Cidade da Polícia Civil, no bairro do Geisel, e apresentado ao delegado de plantão para as medidas cabíveis. “Essas ações preventivas que estamos realizando têm como foco principal a promoção da segurança e do bem-estar da população, além de oferecer respostas efetivas aos moradores de nossa Capital que nos acionam por meio do Disque 153”, ressaltou Dudu Soares, secretário de Segurança Urbana e Cidadania de João Pessoa. 

Ações estratégicas – A Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizou uma operação em locais específicos da cidade após receber denúncias relacionadas ao tráfico de drogas.  Durante a ação, diversas abordagens foram realizadas, em pontos estratégicos.

“Essa é mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Guarda Metropolitana em proteger o cidadão e combater práticas que comprometem a ordem pública”, destacou o secretário.

Polícia Penal de MS celebra 7 anos do COPE com reforço em armamentos, fardamento e viaturas modernas

No dia em que completa sete anos de oficialização, o COPE (Comando de Operações Penitenciárias) recebeu uma série de novos equipamentos para a modernização do grupamento, que representa a força de reação da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia, realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), nesta sexta-feira (27), contou com a entrega de 14 fuzis Taurus T4 calibre 5.56 e duas viaturas Ford Ranger Flash TPR2 adaptadas para operações de segurança, além de kits de fardamento tático aos operacionais.

O COPE tem um papel essencial na segurança pública, atuando em escoltas de alto risco, contenção de crises e ações táticas no ambiente prisional. A entrega dos equipamentos reforça o compromisso da instituição em garantir a eficiência e a segurança dos seus operacionais.

Modernização estratégica

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou a importância dos investimentos para o fortalecimento da Polícia Penal. “Não temos medido esforços para garantir que nossos policiais recebam equipamentos modernos, essenciais para um trabalho seguro e eficiente”, afirmou. Segundo ele, as aquisições reafirmam o compromisso da agência penitenciária em proporcionar condições ideais para o desenvolvimento das atividades de segurança.

Entre os itens entregues, os fuzis Taurus T4 se destacam por sua leveza e adaptabilidade, sendo reconhecidos como padrão em forças de segurança e armadas. Além disso, pistolas TS9 foram recentemente distribuídas, complementando o arsenal do COPE que já incluía pistolas Glock, entre outros armamentos.

As viaturas Ford Ranger Flash TPR2, na cor preta, apresentam robustez e versatilidade. Com cabine dupla e motor a diesel de 170 cavalos de potência, possuem compartimentos específicos para transporte de detentos, adaptando-se às exigências das operações penitenciárias.

Planejamento e eficiência

O diretor de Operações da Agepen, Flávio Rodrigues Marques, ressaltou que as entregas fazem parte de um plano maior de modernização. “Além das 700 TS9 que já estão sendo entregues aos diferentes grupamentos e serviços, estamos adquirindo 1.600 novas pistolas 9mm, 13 viaturas SUV blindado nível IIIA, 650 coletes balísticos e armamentos adicionais, como espingardas calibre 12”, detalhou. O objetivo é equipar toda a Polícia Penal com ferramentas de ponta, garantindo eficiência e segurança em suas ações.

Esse processo, conforme o diretor de Administração e Finanças, Anderson Pimentel, reflete um trabalho árduo e silencioso. “Cada entrega demanda planejamento, empenho e tempo. Nada surge da noite para o dia”, observou, agradecendo à equipe que atua nos bastidores para viabilizar as aquisições.

Orgulho operacional

O comandante do COPE, Richard Dias, celebrou as conquistas, enfatizando a qualidade dos novos equipamentos. “Esses armamentos são ideais para o nosso trabalho, sendo mais leves e práticos. As viaturas, modernas e robustas, trazem ganhos significativos para as operações, enquanto os uniformes reforçam a identidade e o conforto dos operacionais”, disse.

O armeiro Thiago Messias também elogiou a confiabilidade das novas armas, destacando que o modelo Taurus T4 é amplamente utilizado em operações militares e de segurança devido à sua precisão e compactação.

Para o diretor-presidente da Agepen, o aniversário do COPE marca não apenas uma celebração, mas também um compromisso renovado com a sociedade. “Com equipamentos de ponta, viaturas modernas e um planejamento estratégico bem definido, a Polícia Penal de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso de atuar como uma das forças mais bem preparadas para enfrentar os desafios da segurança pública. Essa celebração não se limita às entregas, é uma demonstração de que a modernização e a valorização dos profissionais são pilares fundamentais para garantir a ordem e a proteção da população”, finalizou.

Comunicação Agepen

Publicado em Sem categoria

Programação de Natal terá sertanejo de Max Henrique nesta sexta-feira (27) – CGNotícias

A programação da Cidade do Natal desta sexta-feira, 27 de dezembro, promete encantar o público com atrações musicais e a tradicional Parada Natalina. Promovida pela Prefeitura de Campo Grande, a Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena, oferece diversão e momentos de magia para toda a família, além de ser um ponto gastronômico com pratos variados e acessíveis.

A partir das 18h30, o cantor campo-grandense Max Henrique apresenta um repertório de músicas sertanejas de sua autoria e clássicos do gênero.

Parada Natalina: alegria e encantamento para o público

A Parada Natalina, que já se tornou um destaque na programação, acontece às 21h. Com a presença da Família Rena, o desfile é um momento de grande interação e magia, trazendo o espírito natalino para a Cidade do Natal.

Gastronomia diversificada na Praça de Alimentação

Além das atrações culturais, os visitantes também podem desfrutar de uma ampla variedade gastronômica na Praça de Alimentação, com pratos a partir de R$ 6. Restaurantes como Safari, Tomahawk, Chiquinho Sorvetes, Tera Sushi e outros garantem opções para todos os gostos.

As opções incluem cupim soleado com mandioca, picanha na chapa, batata frita, pastéis, comida japonesa, opções veganas e muito mais. Para quem prefere lanches, há burger tradicional, hot-dog, sanduíche Mercadão e pizzas individuais.

City Tour de Natal

O tradicional City Tour de Natal também faz parte da programação, com saídas da Cidade do Natal às 18h, 19h e 20h, de 13 a 30 de dezembro.

A Cidade do Natal funciona diariamente, das 17h30 às 22h30, até o dia 31 de dezembro, oferecendo ao público momentos inesquecíveis de diversão, cultura e sabor.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra o cantor em momento de show.

Publicado em Sem categoria

Prefeitura de Guaratinguetá inaugura creche no Jardim Primavera – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá realizou, nesta sexta-feira (27), a inauguração da nova EMEI Professora Neuza Aparecida Alves Bedaque, localizada no bairro Jardim Primavera. Com capacidade para atender 220 alunos, a creche foi projetada com uma estrutura moderna e segura, oferecendo 10 salas de aula, uma sala multiuso, playground e um espaço dedicado à recreação infantil.

A obra foi executada pela empresa Campos Melo Engenharia, via convênio da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com um investimento total de R$ 2.408.774,30.

Desde 2017, a gestão municipal já entregou 10 novas creches, reforçando o compromisso com a educação infantil e a qualidade de vida das crianças de Guaratinguetá. A nova unidade é mais um passo importante para ampliar o acesso à educação no município, proporcionando ambientes adequados para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

FCO bate recorde na liberação de recursos impulsionando crescimento do Estado – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com mais de R$ 2,4 bilhões liberados para investimentos no Mato Grosso do Sul neste ano, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) é um importante instrumento de fomento econômico, destinado a financiar projetos empresariais e rurais na região Centro-Oeste do Brasil. Relatório com os dados consolidados das cartas-consultas aprovadas pela SEMADESC (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) para o FCO em 2024, apontam que foram destinados ao FCO Empresarial R$ 643.379.218,08 (26,61% do total aprovado) e FCO Rural o montante de R$ 1.774.149.377,06 (73,39% do total aprovado).

No total de Cartas-Consultas foram 1.017 aprovadas sendo, FCO Empresarial: 357 cartas (35,10% do total) e FCO Rural: 660 cartas (64,90% do total).
Conforme o levantamento das cartas-consultas aprovadas no FCO Rural, a maior parte dos recursos foi destinada à aquisição de máquinas (24,05%), seguida pela criação de aves (13,21%), correção do solo e reforma de pastagens (10,58%). Entre as novidades estão investimentos também na irrigação e um avanço na produção de proteínas.

Já no detalhamento das Cartas-Consultas Empresariais foram 357 projetos aprovados, totalizando R$ 643.379.218,08. O setor de comércio e serviços foi o maior beneficiado, recebendo 58,97% dos recursos aprovados. O turismo regional também teve destaque, com 11,54% do total, evidenciando o potencial de desenvolvimento do setor.

De acordo com o titular da Semadesc, Jaime Verruck, o resultado do FCO espelha o desenvolvimento do Estado. “Tivemos 100% do valor do FCO alocado neste ano, o que mostra a confiança dos empresários em investirem no Estado. Esperamos no próximo ano ampliar este montante sempre buscando trazer projetos inovadores e que contribuam para um crescimento sustentável da economia”, salientou.

Rosana Siqueira, comunicação Semadesc

Foto: Mairinco de Pauda

Publicado em Sem categoria

Realengo terá reservatório para evitar enchentes semelhante ao da Praça da Bandeira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Reprodução do projeto de canalização de rios e construção de reservatório para evitar enchentes em Realengo – Reprodução/ Rio-Águas

A Prefeitura do Rio apresentou seu projeto contra as enchentes para a região de Realengo, na Zona Oeste. As intervenções ocorrerão nos rios Piraquara e Catarino, e também está prevista a construção de um reservatório semelhante ao adotado na Praça da Bandeira, que beneficiará 215 mil pessoas.

– Esse é mais um esforço da Prefeitura do Rio em acabar com as enchentes na Zona Oeste. Já fizemos várias intervenções e temos outras em andamento, como as do Jardim Maravilha. Desde 2021, investimos R$ 3,3 bilhões em 488 iniciativas de prevenção, manutenção, pronta resposta e aquisição de tecnologia para conter os efeitos das mudanças climáticas – disse o prefeito Eduardo Paes, ao destacar a importância da obra para Realengo, que sofre constantemente com enchentes.

O projeto para acabar com as enchentes na região de Realengo prevê a canalização de parte do Rio Catarino. A Rua Bernardo de Vasconcelos, a Avenida Santa Cruz e vias do entorno também serão contempladas com melhorias na rede de drenagem.

Já o Rio Piraquara, além de ser canalizado e desassoreado, ganhará um reservatório que terá capacidade semelhante à da estrutura existente na Praça da Bandeira: 18 milhões de litros de água, que equivalem a 18 mil caixas d’água de 1.000 litros.

A primeira fase das obras foi licitada, está em contratação e tem investimento de R$ 45,4 milhões. Nesta etapa está prevista a construção de novas redes de drenagem na Rua Bernardo de Vasconcelos e na Avenida Santa Cruz. A calha do Rio Catarino também será reforçada no trecho da Rua Barão do Triunfo. Esta via e outras receberão melhorias na rede de drenagem, como a Travessa do Imperador, Rua Petrópolis e Rua Baião. No total, mais de cinco quilômetros de novas galerias pluviais serão implantados na região.

A segunda etapa das obras receberá investimentos de R$ 60,9 milhões e está em negociação com a Caixa Econômica. Esta fase inclui a construção do reservatório que ocupará a área sob uma praça do bairro, que será reconstruída e devolvida à população.

 

Outras obras e serviços de prevenção de enchentes em Realengo

Nesta gestão, outras obras e serviços de prevenção a alagamengos foram realizados na região de Realengo. Em setembro deste ano, a Fundação Rio-Águas iniciou mais uma obra de drenagem nas ruas Maragogipe e Abuara,  na Comunidade do Batan.

E também está prevista no projeto, a execução de uma nova rede de drenagem no trecho da travessia sob a Avenida Brasil desaguando no Rio Marinho. Ao todo, serão implantados 730 metros de rede, além de pavimentação e passeio.  A obra tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025.

Em maio deste ano, a Prefeitura entregou a obra de drenagem na Rua Helianto e nas proximidades da Praça do Skate, em Padre Miguel, na Zona Oeste. Para reduzir alagamentos, uma nova rede de drenagem foi construída na rua, com extensão de 152 metros, e a calha do Rio Catarino teve parte recuperada, próximo à Praça do Skate. Foram 126 metros de muro de contenção do rio reconstruídos.

Ainda em 2024 foram concluídas obras de recuperação das margens dos rios Piraquara e Caranguejo, em Realengo. Ao todo, mais de 260 metros de muro de contenção dos rios foram recuperados, em concreto e por método gabião.

Já, em 2023, foram entregues intervenções na Rua São Dagoberto e vias do entorno, na Comunidade do Batan, onde foram implantados aproximadamente 400 metros de rede de drenagem.

A Fundação Rio-Águas atuou ainda nos rios da região de Realengo e Bangu de forma permanente com serviços de limpeza e desassoreamento. Somente este ano, foram beneficiados mais de 30 km de canais da região, dos quais foram retiradas mais de 54 mil toneladas de material do fundo dos canais, o que equivale a cerca de 4.500 caminhões cheios, com capacidade para 12 toneladas.

 

Categoria:

  • 27 de dezembro de 2024
  • Marcações: desassoreamento drenagem limpeza de rios prevenção de enchentes Reservatório zona oeste

    Agetran informa as interdições de trânsito programadas para o fim de semana – CGNotícias

    A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) divulga as interdições de trânsito previstas para este fim de semana, relacionadas a eventos e atividades em Campo Grande. Com o objetivo de manter a ordem e a segurança no trânsito, reforçamos a importância de que os condutores respeitem as sinalizações provisórias e planejem rotas alternativas para evitar transtornos.

    Cronograma das interdições:

    27/12/2024 (sexta-feira)

    • Evento: Evento Religioso
    • Horário: 18h às 23h
    • Local: Rua Dom Fernandes Sardinha, nº 1803, entre Rua Jurupuju e Rua Agnelo Souza Castro.

    28/12/2024 (sábado)

    1. Evento: Peregrinos da Esperança
      • Horário: 8h às 14h
      • Local: Rua Sete de Setembro, entre Rua 14 de Julho, Avenida Calógeras, Travessa Lydia Bais e Rua 15 de Novembro.
    2. Evento: Obras (interdição parcial)
      • Horário: 13h às 18h (meia pista)
      • Local: Rua Antônio Maria Coelho, entre Rua Espírito Santo.

    29/12/2024 (domingo)

    • Evento: Obras (fechamento total)
    • Horário: Todo o dia
    • Local: Rua Antônio Maria Coelho, entre Rua Espírito Santo.

    A Agetran reafirma seu compromisso em garantir a fluidez e a segurança no trânsito da cidade e solicita a colaboração de todos para o respeito às sinalizações.

    #ParaTodosVerem A imagem de capa mostra uma agente de trânsito durante trabalho de sinalização de via em Campo Grande.

    Publicado em Sem categoria