Os bebês do Método Canguru do Instituto Cândida Vargas (ICV) já estão prontos para a celebração de Natal. Pelo 12° ano as funcionárias da maternidade municipal confeccionaram roupinhas de Papai Noel para os recém-nascidos internos na área do Método Canguru. Este ano, o ICV possui nove ‘Bebês Noel’.
A diretora técnica da maternidade, Juliana Soares, explica que além de ser uma tradição, vestir os bebês com roupas natalinas de Papai Noel é um momento de acolhimento às mães do Método Canguru. “Há 12 anos comemoramos o Natal com as crianças prematuras aqui na maternidade e esse é um momento de festa, de mostrar às mães que a gente também as acolhe como família, já que elas passam muito tempo na maternidade, esse tempo que é envolto de sofrimento, porque esses bebês, muitas vezes, ficaram na UTI, essa criança teve risco de morte, e agora ela está num segundo momento que é pré-casa, é pré-estar em casa, e isso nos possibilita realizar momentos como esse, em que conseguimos acolher essas famílias de um jeito muito melhor e mais humanizado, além de reforçar a ideia do Natal, de confraternizar, de estar em família, de mostrar para essas mães que elas venceram e dar esperança de que a vida continua e que muito em breve estarão em casa”.
Umas das mães internas é Beatriz de Oliveira, 32 anos. Para ela, o gesto foi bastante significativo. “A gente tá aqui nessa luta pela saúde dos nossos filhos, na véspera de Natal e sem a certeza de estar em casa em uma data como essa. Um gesto simples desse, que é vestir os bebês de Papai Noel, se torna algo muito grande pra gente. É um detalhe, mas que faz a diferença. Um momento que só demonstra o amor e o cuidado que eles têm conosco”, contou a mãe da pequena Eloise Vitória, de apenas três dias.
Além das celebrações de fim de ano, os bebês do Método Canguru também ganham roupinhas especiais no Carnaval e Dia das Crianças, onde são caracterizados de super heróis, e na Páscoa, quando viram coelhinhos.
Método Canguru – O Método Mãe Canguru é um modelo de assistência humanizada que atende, em sua maioria, as mães de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, voltado para a melhoria da qualidade do cuidado. O bebê fica agarrado com sua mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.
No ICV o método foi implantado há 30 anos, sendo a primeira maternidade na Paraíba a aderir à assistência humanizada para as mães dos bebês. Desde 2014 o Instituto possui certificação, dada pelo Ministério da Saúde, como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru.