Secretaria Municipal de Saúde reúne profissionais e promove eventos alusivos ao Dia do Farmacêutico

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na tarde desta segunda-feira (20), no auditório da Policlínica Municipal de Jaguaribe, um evento alusivo ao Dia do Farmacêutico. A data também foi celebrada pelo Instituto Cândida Vargas (ICV), que reforça a importância desses profissionais no cuidado à saúde materno-infantil. No ICV, os farmacêuticos desempenham um papel indispensável no atendimento às gestantes, puérperas e aos recém-nascidos, garantindo tratamentos eficazes e seguros para essas mães e seus bebês.

A equipe de farmácia do ICV é essencial no manejo de medicamentos utilizados em tratamentos de gestantes de alto risco e na UTI Neonatal, onde estão internados os recém-nascidos que necessitam de cuidados intensivos. Além disso, esses profissionais orientam as mães sobre o uso correto de medicações no pós-parto e no cuidado dos bebês, contribuindo diretamente para a recuperação.

O diretor-geral do ICV, Quintino Régis, destacou o impacto dos farmacêuticos no atendimento materno-infantil. “Os farmacêuticos são fundamentais no cuidado às gestantes, puérperas e recém-nascidos, garantindo a segurança e eficácia nos tratamentos. Eles atuam lado a lado com a equipe multidisciplinar para oferecer um atendimento humanizado e de excelência. Celebrar o Dia do Farmacêutico é reconhecer o papel indispensável desses profissionais na saúde pública”, afirmou.

Para Ítalo Assis Bezerra, coordenador do setor de farmácia do ICV, a data visa valorizar e reconhecer o trabalho essencial desse profissional na promoção da saúde dos pacientes. “No ICV, os farmacêuticos desempenham um papel fundamental no cuidado centrado no paciente através do serviço de farmácia clínica e de sua participação em todo o ciclo da assistência farmacêutica, a fim de garantir um manejo clínico seguro e eficaz aos pacientes assistidos na instituição”, contou.

Policlínica de Jaguaribe – O evento, organizado pela Gerência de Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (Gemaf), reuniu profissionais dos mais variados serviços de saúde, a exemplo da atenção básica, hospitais, Centros de Atenção Psicossociais (Caps), policlínicas municipais, unidades de pronto atendimento (UPAs), Vigilância Sanitária e atenção especializada.

“O profissional farmacêutico é de grande importância no cuidado da assistência da população, por estar incluído nas diversas áreas da Saúde, levando orientações à população, voltadas a uma melhora do quadro clínico através dos medicamentos. Neste 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico, pudemos ter a chance de contemplá-los, fazendo uma análise da assistência farmacêutica da nossa Capital”, destacou Gilcélia Menezes, chefe da Assistência Farmacêutica da SMS-JP.

Programa Remédio em Casa – Os farmacêuticos da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa têm o papel de orientar e monitorar os pacientes nos tratamentos medicamentosos, pois eles estão diretamente inseridos no Programa Remédio em Casa. A ação beneficia milhares de pacientes hipertensos e diabéticos a partir dos 50 anos, ou ainda os acamados de qualquer idade. No programa, a entrega dos medicamentos é feita a cada dois meses, garantindo o acesso ao tratamento sem sair de casa.

Para ter acesso ao ‘Remédio em Casa’, o cadastro pode ser feito na USF mais próxima de casa, através do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, ou ainda na Farmácia Contêiner.

Farmácia Contêiner – A Farmácia Contêiner, situada na principal avenida do bairro Bancários, promove atendimento farmacêutico integral com uma equipe capacitada. O serviço dispensa medicamentos de atenção básica e psicotrópicos, mediante receituário do SUS.

Na Farmácia Contêiner, que funciona de segunda a sexta-feira em horário ampliado das 8h às 20h, estão disponíveis mais de 100 medicamentos para retirada mensal, facilitando e agilizando a vida de quem trabalha durante o dia e necessita buscar os medicamentos na rede pública.

Dia do Farmacêutico – A data é celebrada em 20 de janeiro. O dia é uma homenagem aos profissionais responsáveis por desenvolver, manipular e orientar o uso de medicamentos, além de desempenhar um papel essencial na promoção da saúde e bem-estar da população. A escolha dessa data está relacionada à criação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916, um marco importante para a profissão no País.