Formação continuada pedagógica reúne professores da educação infantil na Capital – CGNotícias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta terça-feira, 4, a formação continuada para os professores e assistentes de Educação Infantil.

Cerca de 600 professores das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis), participaram em 6 salas no Libera Limes da formação. O tópico enfatizado foi a importância da literatura dentro da sala de aula, além do foco no acolhimento e na organização do trabalho pedagógico.

A formação tem uma duração total de 40 horas e será realizada em três dias consecutivos. Nesta terça-feira, foi a vez do grupo 3 participar da formação, enquanto o grupo 4 participará na quarta-feira e o grupo 5 encerrará a formação na quinta-feira.

Durante a formação, foram utilizados títulos literários adquiridos pela SEMED, com o objetivo de destacar a importância da literatura no contexto da sala de aula. “A formação é fundamental para os professores que estão na jornada na educação infantil”, destacou Márcia Xavier, chefe da Divisão de equipe pedagógica da Libera Limes.

“Nossa intenção é proporcionar uma base sólida para que eles possam desenvolver suas habilidades e competências, garantindo uma educação de qualidade para as crianças”. O grande objetivo do curso é aprimorar a atuação dos docentes com técnica pedagógica. “Queremos que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios da educação infantil, utilizando métodos e técnicas inovadoras que estimulem o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças”.

O papel da literatura também dentro da sala de aula é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. Segundo Lucas Henrique Bitencourt, secretário municipal de Educação, “a literatura é uma ferramenta poderosa que ajuda a desenvolver a imaginação, a criatividade e a capacidade de pensamento crítico nas crianças”. Além disso, ele destacou que a literatura pode ser utilizada para abordar temas importantes, como diversidade, inclusão e cidadania, contribuindo assim para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos.

A SEMED investiu na aquisição de títulos literários para as escolas municipais. “Queremos que as crianças tenham acesso a uma variedade de livros que as inspirem e as motivem a aprender”, destacou Lucas.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra os livros expostos pela pasta. A foto interna mostra Márcia Xavier palestrando aos profissionais e a última foto também ilustra material da SEMED.

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