Quatro blocos animam o Carnaval de Campo Grande nesta sexta-feira (28); confira a programação – CGNotícias

A partir das 16h desta sexta-feira (28), os foliões começam a ocupar as ruas da Esplanada Ferroviária e o Teatro de Arena do Horto Florestal para celebrar o Carnaval de Campo Grande.

A expectativa é de que o carnaval de rua atraia mais de 100 mil pessoas ao longo da programação, que segue até o dia 9 de março, com a apresentação de mais de 20 blocos em diversos pontos da cidade, além dos desfiles das escolas de samba nos dias 3 e 4 de março, na Praça do Papa.

A festa contará com infraestrutura completa, incluindo gradis, trio elétrico, sistema de som, banheiros químicos, tendas e postos de atendimento ao público. Além disso, estão garantidos serviços de zeladoria e manutenção dos espaços, bem como o apoio da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e de agentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para segurança e organização do trânsito.

O secretário-executivo de Cultura de Campo Grande, Valdir Gomes, ressaltou o compromisso do município na promoção de um carnaval democrático e seguro para todos.

“Assim como em todos os segmentos culturais, a Prefeitura de Campo Grande está empenhada em promover um carnaval que seja para todos, que seja um tempo e um espaço para diversão, reflexão e conscientização sobre temas sensíveis e relevantes à sociedade e, sobretudo, um ambiente em que as famílias possam frequentar sem medo da violência. Com certeza, a soma de esforços resultará em um dos maiores carnavais que Campo Grande já teve”, pontuou o secretário.

O presidente do Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC), Vitor Samudio, destacou a pluralidade cultural do carnaval e o crescimento dos blocos na capital.

“Os blocos vêm tomando conta da cidade e isso é muito importante, porque o carnaval significa liberdade, cultura, democracia. Ele é o sinônimo da cultura brasileira. Não existe hoje no estado um evento de rua maior que o nosso carnaval, e é importante frisar que o carnaval potencializa a nossa cultura e, algo muito importante, impulsiona a nossa economia”.

Fazendo jus ao título de festa mais democrática do calendário anual, o carnaval de 2025 em Campo Grande será marcado pela diversidade de ritmos. Misturando-se às batidas do samba-enredo, haverá também espaço para o hip-hop, a música eletrônica e as expressões indígenas, com o estreante bloco Voroopi, fundado em 2023, que exalta a cultura Terena.

Val Eloy Terena, representante do bloco, descreve o momento como de suma importância para dar visibilidade às causas indígenas e à perpetuação da cultura dos povos originários.

“Este será nosso primeiro ano no carnaval de Campo Grande. Aqui já são mais de 20 mil indígenas, e acreditamos que precisamos ocupar espaços de destaque, tanto no cenário político quanto no cenário cultural, demarcando esses espaços e fortalecendo nossa identidade”.

Confira a programação completa do Carnaval 2025 em Campo Grande:

28 de fevereiro (sexta-feira)

Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, das 16h às 00h.
Bloco Só Love – Rua General Melo, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, das 16h às 23h.
Bloco Farofolia – Rua Dr. Temístocles, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, das 16h às 23h.
Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Teatro de Arena do Horto Florestal, das 16h às 21h.

1º de março (sábado)

Bloco Reggae – Esplanada Ferroviária, em frente ao monumento Maria Fumaça, das 15h às 00h.
Bloco Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, das 16h às 00h.

2 de março (domingo)

Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.

3 de março (segunda-feira)

Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, Rua Dr. Temístocles, das 14h às 00h.
Bloco Cia. Barra da Saia – Teatro da Orla Morena, das 15h às 23h.
Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.


4 de março (terça-feira)

Cordão Valú – Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
Desfile das Escolas de Samba – Praça do Papa, das 19h às 00h.

5 de março (quarta-feira)

Apuração das notas das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.

7 de março (sexta-feira)

Premiação do Desfile das Escolas de Samba – Armazém Cultural / Esplanada Ferroviária, a partir das 19h.


8 de março (sábado)

Bloco Quebra Ossos – Esplanada Ferroviária / Rua General Melo, entre a Rua 14 de Julho e a Avenida Calógeras, das 16h às 23h.
Bloco Eita! – Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 14h às 23h.
Bloco Forrozeiros – Esplanada Ferroviária / Rua Dr. Temístocles, das 18h às 22h.

9 de março (domingo)

Bloco Techno na Rua – Esplanada Ferroviária / Monumento Maria Fumaça, das 13h às 21h.

#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma foto aérea que mostra a movimentação dos foliões na Esplanada Ferroviária, juntos a um trio elétrico.

Sem categoria