Seminário discute impacto das Doenças Crônicas não Transmissíveis e qualificação do cuidado no SUS – CGNotícias

No próximo dia 3 de abril, Campo Grande será palco do III Seminário de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), um evento essencial realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e Ambiental, Coordenação de Vigilância Epidemiológica e o Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, para debater os desafios e estratégias de enfrentamento dessas enfermidades no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro acontece no Auditório do Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com programação dividida em dois períodos: das 7h às 11h (turma da manhã) e das 13h às 17h (turma da tarde). 

O seminário tem como objetivo sensibilizar gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o impacto das DCNT na população campo-grandense e reforçar a importância de estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno. 

As DCNT – como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas – são responsáveis por 70% das mortes no mundo e, no Brasil, por mais da metade dos óbitos registrados. Em Campo Grande, os dados apontam um aumento na taxa de mortalidade prematura (30 a 69 anos) por essas doenças entre 2014 e 2023, sendo que as doenças cardiovasculares lideram esse ranking, especialmente devido ao infarto agudo do miocárdio. 

Outro dado preocupante é o crescimento dos casos de câncer, reforçando a necessidade de intensificar as ações de prevenção e tratamento. Além disso, fatores como sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e consumo excessivo de álcool têm agravado a situação, especialmente após a pandemia de Covid-19. 

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, a realização do seminário é fundamental para fortalecer a rede de cuidado e prevenção no município. 

“As DCNT representam um grande desafio para a saúde pública. Precisamos olhar para esses números com responsabilidade e agir de forma estratégica para reduzir o impacto dessas doenças na vida da nossa população. O seminário será um espaço essencial para que os profissionais da APS possam discutir e implementar ações concretas em suas unidades”, destaca a secretária. 

Capacitação e estratégias para o SUS 

A programação do evento inclui painéis sobre o cenário epidemiológico das DCNT no Brasil e no mundo, a importância da Vigilância Epidemiológica, a necessidade de um planejamento eficiente na APS e a apresentação de uma experiência exitosa na Estratégia de Risco Cardiovascular. 

Para a chefe do Serviço de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Sesau, Geórgia Maria de Albuquerque, o seminário também é uma oportunidade para alinhar diretrizes e metas dentro do SUS. 

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma arte gráfica com informações a respeito do evento.

Sem categoria