Com o objetivo de aprimorar o atendimento odontológico à população, cirurgiões-dentistas que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Campo Grande participaram nesta sexta-feira (25) de uma capacitação sobre Disfunções Temporomandibulares (DTM). O curso, ministrado pelas especialistas da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Dra. Fernanda Rossi Carneiro Machado e Dra. Flaviane Keiko Azato, foi realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO-MS), parceiro da ação.
A capacitação faz parte de uma iniciativa da Coordenadoria da Rede de Atenção Odontológica da SESAU, coordenada por Christiane Lima da Silva Saliba, destaca que a constante atualização dos profissionais de saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população. “Investir na formação contínua dos profissionais de saúde é garantir que os pacientes recebam o melhor cuidado possível”.
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma condição que afeta a articulação temporomandibular, responsável pelos movimentos da mandíbula, e/ou os músculos da mastigação. Entre os sintomas mais comuns estão a dor facial, estalos ao abrir e fechar a boca, limitação de movimentos da mandíbula, e dores de cabeça, o que pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
A capacitação visa aprimorar o diagnóstico e o manejo clínico pelos profissionais da atenção primária, além de garantir o encaminhamento adequado para os serviços especializados, como os oferecidos no CEO III/CEM.
Durante o curso, os dentistas tiveram a oportunidade de discutir os avanços no tratamento da DTM, além de aprenderem abordagens que incluem a atuação multidisciplinar para um cuidado mais eficaz e integrado.
Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, a qualificação dos profissionais é um dos pilares para melhorar a saúde pública no município. “A educação continuada é fundamental para que os profissionais possam oferecer o melhor atendimento possível. Estamos investindo no conhecimento dos nossos cirurgiões-dentistas para que eles possam, cada vez mais, garantir um atendimento de qualidade, que impacte positivamente a vida das pessoas que atendemos”, afirmou.
O curso foi oferecido em dois turnos, matutino e vespertino, e envolveu profissionais de diversas regiões da cidade. A capacitação é uma das várias ações da SESAU para aprimorar o serviço odontológico na Capital, refletindo o compromisso da gestão com a qualidade e a resolutividade no atendimento à população.
#ParaTodosVerem A foto de capa e interna mostra a capacitação.