Prefeitura homenageia mais de 300 lideranças comunitárias e reforça compromisso com a participação popular – CGNotícias

Em uma noite de emoção, gratidão e reconhecimento, a Prefeitura de Campo Grande homenageou mais de 300 lideranças comunitárias durante evento realizado na noite dessa segunda-feira (5), data que celebra o Dia do Líder Comunitário. Promovida pela Secretaria Especial de Articulação Regional (Sear), a solenidade, realizada no Centro de Convivência Vovó Ziza, celebrou o Dia do Líder Comunitário e destacou a importância do trabalho voluntário realizado nas comunidades da Capital, reafirmando o compromisso da gestão da prefeita Adriane Lopes com a escuta ativa, o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas. A data foi estabelecida pela lei federal 11.287/2006 e pela lei municipal 4.275/2007.

A prefeita Adriane Lopes destacou o papel fundamental das lideranças comunitárias para a construção de uma Campo Grande mais justa e desenvolvida. “Vocês são os olhos e a voz da população. É com o apoio de cada líder comunitário que conseguimos identificar as reais necessidades das regiões e implementar políticas públicas eficazes. Nossa gestão é construída com diálogo e participação, e hoje celebramos essa parceria”.

Reconhecido por sua trajetória no movimento comunitário, o superintendente comunitário da Sear, Chiquinho Teles, relembrou sua própria caminhada. “Comecei como líder comunitário e sei da importância desse trabalho. Já fui vereador, secretário municipal e hoje tenho a honra de estar à frente da Superintendência Comunitária. Essa homenagem é um símbolo da valorização que essa gestão oferece a quem está na ponta, ouvindo e representando a população”.

O secretário da Sear, Darci Caldo, reforçou o papel estratégico das lideranças. “Nossa missão é dar voz às comunidades e construir políticas públicas com base no que é vivido no dia a dia dos bairros, por isso, esses líderes são fundamentais. Eles nos ajudam a direcionar as ações com mais assertividade. Então essa homenagem, esse reconhecimento é mais que merecido”.

Líder comunitário do Bairro Radialista, na região do Anhanduizinho, Tony Nogueira expressou sua satisfação com o reconhecimento. “É muito gratificante ver nosso trabalho ser valorizado. Somos voluntários, estamos ali com o povo, ouvindo suas dores e suas necessidades. Eventos como esse fortalecem nossa motivação”.

Bruna Caroline, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Novo Amazonas, na região do Prosa, é agente de saúde e contou como começou sua atuação. “Entrei no movimento comunitário depois de ouvir uma frase que nunca mais saiu da minha cabeça: ‘Se a gente espera alguma coisa diferente e que não está vendo acontecer, nós temos que entrar e fazer acontecer da forma que esperamos.’ Isso me impulsionou a me interessar pelo movimento, buscar melhorias para o meu bairro”.

Salvador da Silva, representante da região do Centro há uma década, enalteceu a valorização do comunitário por parte da administração municipal. “Nunca vimos uma valorização tão grande por parte do poder público como agora. É um novo tempo”, comemorou.

Para José Humberto, do Conselho Regional do Bandeira, o evento reafirma o papel transformador da liderança popular. “É um reconhecimento que fortalece nossa luta. O poder público está mostrando que acredita em nós, que entende a importância da escuta ativa e do diálogo com as bases”.

Além das homenagens, a noite também foi marcada por avanços concretos. Foram firmados termos de compromisso da SEAR com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria da Juventude para promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na idade adequada. As ações serão conduzidas com abordagens pedagógicas humanizadas, respeitando as vivências e trajetórias dos participantes.

Outro destaque foi a parceria com o Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), que oferecerá cursos técnicos subsequentes em Logística, nos formatos EaD e semipresencial, ampliando o acesso à qualificação profissional em diversas regiões da capital.

Reconhecimento

Durante a cerimônia, a prefeita Adriane Lopes prestou uma homenagem emocionante ao professor de filosofia e líder comunitário Jânio Batista de Macedo, falecido no último mês. Reconhecido por sua dedicação incansável às causas sociais e à defesa das comunidades, Jânio deixou um legado de participação ativa e transformação em Campo Grande. “Hoje ele não está aqui para que eu possa abraçá-lo, um grande homem e líder comunitário. Essa noite eu dedico a ele”, declarou a prefeita.

#PraTodosVerem: Na matéria há 8 fotos. A primeira, usada como capa, mostra a prefeita Adriane Lopes entregando medalha e diploma a uma das lideranças homenageadas; a segunda foto mostra a prefeita Adriane Lopes durante pronunciamento; a terceira imagem mostra o superintendente comunitário da Sear, Chiquinho Teles; a quarta imagem mostra o secretário da Sear, Darci Caldo; a quinta imagem é um registro do líder comunitário do Bairro Radialista, na região do Anhanduizinho, Tony Nogueira; a sexta imagem é da presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Novo Amazonas, Bruna Caroline; a sétima foto é do representante da região do Centro, Salvador da Silva; a oitava imagem mostra o senhor José Humberto, do Conselho Regional do Bandeira.

Sem categoria