Agência Minas Gerais | Governo de Minas investe R$ 22,5 milhões no setor cultural por meio do Fundo Estadual de Cultura

O Governo de Minas Gerais vai investir R$ 22,5 milhões no setor cultural, por meio dos editais do Fundo Estadual de Cultura (FEC), com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (21/7).

A ação é realizada pelas secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom).

São 13 editais que contemplam diferentes linguagens, territórios e expressões culturais do estado. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Plataforma Digital de Fomento e Incentivo à Cultura com encerramento em 11/8. A ação integra a política descentralizadora do Governo de Minas, prevista na Lei  Descentra Cultura.

Reconhecimento da cultura afro-mineira

O Saberes Gerais valoriza a cultura popular e tradicional mineira, premiando mestres e mestras pelas trajetórias e contribuições significativas ao desenvolvimento artístico e cultural do estado.

O edital vai premiar artesãos e artesãs; mestres e mestras das culturas, saberes, fazeres e ofícios populares e tradicionais; artistas circenses, da arte contemporânea, das cantorias e música popular; da cozinha e gastronomia mineiras; detentores de saberes de ofícios de cura, entre outras tradições populares que tenham papel relevante de contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural de Minas Gerais.

 








 
 
   
   

 

No mesmo escopo, também serão lançados os editais Afromineiridades, que contemplam 49 grupos culturais ligados ao congado, folias, capoeira, quilombos, terreiros e o Rainha Conga, voltado exclusivamente às mulheres que são mestras e guardiãs dass tradições.

Patrimônio como vetor de identidade e turismo

Já o edital Restaura Minas investe diretamente na preservação do patrimônio cultural mineiro, abrangendo obras de restauro, reparos, adaptações e manutenções de bens tombados ou inventariados. O edital é voltado exclusivamente para municípios e entidades públicas municipais, diretas e indiretas.

 








 
 
   
   

 

Fomento ao audiovisual

Também integra o pacote o edital Circula Minas Audiovisual, que apoiará a difusão de obras audiovisuais mineiras em mostras, festivais e eventos no Brasil e no exterior.