Entre os dias 16 e 21 de setembro, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana (SEIM), esteve representada em Curitiba (PR) para participar do 2º Congresso Ibero-Americano de Regiões Metropolitanas. O evento contou com uma programação que reuniu representantes de regiões metropolitanas da América do Sul e da América Central. O encontro foi marcado pelo diálogo e pela troca de experiências entre as duas capitais. O objetivo foi apresentar os avanços e desafios enfrentados na gestão metropolitana, além de identificar possibilidades de cooperação técnica e institucional. Durante a visita, foram discutidos temas como mobilidade urbana, planejamento territorial, gestão hídrica, integração de políticas públicas e fortalecimento da comunicação entre os municípios que compõem as regiões metropolitanas.
– Concluímos uma visita extremamente produtiva à cidade de Curitiba, com o objetivo de fortalecer os laços de cooperação intermunicipal e trocar experiências bem-sucedidas em políticas públicas voltadas à mobilidade urbana, planejamento territorial e desenvolvimento regional integrado. Fomos recebidos pelo secretário Thiago Bonagura e sua equipe, conhecemos de perto iniciativas inovadoras nas áreas de transporte metropolitano, um dos temas centrais para o avanço das nossas políticas de integração. Estamos certos de que o diálogo contínuo entre as metrópoles é fundamental para enfrentar os desafios comuns e ampliar as oportunidades para nossa população – disse a secretária especial de Integração Metropolitana do Rio, Cynthia Felix.
Como resultado do encontro, foi elaborada a proposta para firmar novas parcerias entre os órgãos e promover futuras agendas de trabalho conjunto, visando fortalecer o desenvolvimento integrado e sustentável das regiões metropolitanas de Curitiba e do Rio de Janeiro. O secretário da SEDRMC, Thiago Bonagura, destacou a importância do encontro como oportunidade de compartilhar boas práticas.
– A integração metropolitana exige estratégias conjuntas e inovadoras. A experiência do Rio de Janeiro contribui muito para a nossa realidade e, ao mesmo tempo, mostramos como Curitiba tem avançado em políticas de gestão regional.
O encontro também contou com a presença de lideranças internacionais, como o prefeito Erick Jiménez Valverde, de Oreamuno (Costa Rica), que destacou em suas redes sociais o Rio de Janeiro como “um grande referente em governança metropolitana a nível latino-americano” e anunciou visita oficial à cidade em novembro para conhecer de perto as experiências da SEIM.
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) reúne 22 municípios, incluindo a capital, e concentra uma população estimada em 13 milhões de pessoas em 2025. É a segunda maior metrópole do país em número de habitantes, ocupando uma área superior a 4,6 mil quilômetros quadrados.
Criada em 1º de julho de 1974, a RMRJ tornou-se um dos principais polos urbanos e econômicos do Brasil. Responsável por articular políticas públicas nesse território, a SEIM desenvolve programas, projetos e seminários voltados à cooperação entre os municípios. O objetivo é fortalecer a integração regional e promover melhorias diretas na vida da população. Entre os programas criados destacam-se o Embaixadas Cariocas e Integra Rio.