A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta à população que aguarda por exames, consultas ou outros procedimentos na rede pública sobre a importância de manter os dados cadastrais atualizados junto à unidade de saúde de referência. Manter essas informações em dia é fundamental para facilitar o acesso à assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e para aprimorar o planejamento das ações e serviços oferecidos.
A diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Rosselle Leite, explica que a atualização cadastral dos usuários no SUS é essencial para garantir que o sistema de saúde consiga planejar, organizar e oferecer os serviços de forma eficiente e adequada à realidade da população.
“Com os dados atualizados, é possível mapear corretamente o perfil de saúde da população, identificar áreas de maior vulnerabilidade, distribuir melhor os recursos e profissionais, além de permitir o acompanhamento contínuo dos pacientes nas redes de atenção básica, especializada e hospitalar. Ou seja, uma base de dados atualizada melhora a gestão pública e, consequentemente, a qualidade da assistência prestada”, destaca.
Ainda de acordo com Rosselle, se o usuário não mantém os dados atualizados, ele pode enfrentar dificuldades em diversos serviços, além dos agendamentos de consultas e exames. Ele pode ter dificuldade para acessar programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros que exigem integração com o CadÚnico; recebimento de medicamentos de uso contínuo ou controlado; inclusão em campanhas de vacinação ou rastreamento de doenças; continuidade do acompanhamento em tratamentos de doenças crônicas, entre outros.
Por outro lado, com o cadastro em dia, o usuário tem acesso facilitado a atendimento mais rápido e direcionado na unidade de saúde; encaminhamentos adequados para especialistas; inclusão em programas específicos, como saúde da mulher, hipertensão, diabetes, pré-natal, entre outros; maior agilidade na emissão do Cartão SUS e atualização do prontuário eletrônico; e a garantia de que suas necessidades de saúde estão sendo monitoradas de forma contínua pelo sistema.
A diretora reforça que manter o cadastro atualizado é uma atitude simples, mas que faz toda a diferença na hora de garantir o acesso aos serviços de saúde. “Em caso de dúvidas, pra saber se precisa atualizar algum dado, procure a unidade mais próxima da sua residência. Ou se você mudou de endereço ou de número de telefone, por exemplo, basta ir diretamente à Unidade de Saúde da Família em que é atendido para fazer a atualização. Outra possibilidade é falar diretamente com o agente comunitário de saúde de sua região, que ele mesmo pode fazer essa atualização cadastral”, reforçou.