A robótica educacional da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa segue se destacando em nível nacional. Três equipes do Ensino Fundamental embarcaram, na tarde desta sexta-feira (17), para São Paulo, para participarem da etapa nacional da ‘First Lego League Explore’ (FLL Explore), um dos maiores torneios de ciência, tecnologia e robótica educacional do Brasil. A competição acontece neste sábado (18).
O embarque dos alunos foi acompanhado pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, e pela secretária executiva Luciana Dias. “Que alegria imensa ver nossos alunos da rede municipal decolando para representar nossa cidade na etapa nacional. É o talento, a curiosidade e o brilho dos nossos estudantes que nos enchem de orgulho e mostram o quanto a educação pública pode transformar vidas quando é feita com amor, dedicação e oportunidade”, destacou América Castro.
“Parabéns aos nossos pequenos cientistas, aos professores, mediadores de tecnologia, gestores e famílias que acreditam no poder do aprender fazendo. Seguimos juntos, com o coração cheio de gratidão e entusiasmo, torcendo por vocês e celebrando cada conquista da nossa rede”, complementou a secretária de Educação e Cultura.
A competição, que reúne equipes de quase todos os estados brasileiros, terá como tema ‘Submerged’, e desafia as crianças a pesquisarem problemas reais relacionados à preservação dos ecossistemas marinhos e a desenvolverem soluções criativas que possam gerar impacto positivo em suas comunidades.
Durante os últimos meses, os estudantes participaram de uma intensa jornada de aprendizado, pesquisa, colaboração e inovação. Eles exploraram temas como a poluição dos oceanos, o descarte de resíduos sólidos e o consumo consciente da água, criando projetos que combinam ciência, tecnologia e compromisso social.
“A gente está fazendo um projeto de uma esteira e de uma cadeira de brinquedos para recolher todo a sujeira do oceano, para salvar a nossa vida marinha”, revelou a aluna da Escola Municipal Anísio Teixeira, Hadassa Pereira do Nascimento.
De acordo com Kaio Vitor da Silva Cunha, chefe da Divisão de Robótica e Cultura Maker da Sedec, o avanço das equipes de João Pessoa para a etapa nacional demonstra o compromisso da Prefeitura da Capital em investir em educação tecnológica desde as séries iniciais.
“Ver nossos estudantes chegando a uma etapa nacional é a prova de que o investimento em robótica educacional está transformando a forma como eles aprendem e se relacionam com a ciência e a tecnologia. Cada projeto apresentado é resultado de muito empenho, curiosidade e trabalho em equipe. A ‘FLL Explore’ é uma oportunidade única de mostrar que nossas crianças são capazes de pensar soluções reais para problemas do mundo, com criatividade e propósito”, disse Kaio.
As equipes que representarão a Capital paraibana são:
‘Aruanda Cyberkids’, da Escola Municipal Aruanda
Técnica: Pryscilla Neusa de Oliveira Nunes
Equipe: Alyna Saraiva Pereira, Pedro Henrique Gouveia Sales, Heitor Barros de Assunção e Adonias Ramalho de Figueirêdo Bueno
‘Lubotics’, da Escola Municipal Professora Lúcia Giovanna Duarte de Melo
Técnica: Talita Mayara Barbosa
Equipe: Davi Miguel Fortunato de Oliveira, Arthur Gabriel da Silva Tavares, Fernanda Gabryelly Rodrigues de Melo e Davi Luiz Pereira de Araújo
‘Star Valley’, da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira
Técnica: Luana de Fátima Pinto Barros
Equipe: Alex Miguel Floro de Souza, Gustavo Henrique de Oliveira Braga, Maíra Nascimento de Oliveira e Hadassa Pereira do Nascimento