Em visita à Unidade de Saúde da Família Jair Garcia de Freitas, a Fundação Social do Trabalho (Funsat) promoveu sua 46ª ação itinerante do ano. A atividade deixa o programa a apenas duas edições da meta estabelecida para 2025, que prevê 70 eventos. A incursão garantiu 20 atendimentos a moradores que buscaram os serviços mais próximos de suas casas.
Foi o caso de Sandra Garcia de Souza Chimenes (33 anos), moradora do bairro Estrela do Sul, que se deslocou até o mutirão. “Facilita pra gente e tem se tornado algo conhecido os itinerantes da Funsat. Por isso, tenho acompanhado nas redes sociais e grupos para ver sempre o cronograma e ir quando posso”, disse a candidata a uma oportunidade de recepcionista — uma das 150 vagas destacadas neste Emprega CG, entre os 1.442 anúncios do Painel desta sexta-feira (24).
A ação, realizada das 8h às 12h, ofereceu atualização de cadastros, encaminhamentos para entrevistas de emprego, orientações sobre Seguro-Desemprego e suporte para utilização da versão digital da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital).
Em busca de uma nova oportunidade, Eduardo Rodrigues da Costa (37 anos) foi um dos participantes. “Fazia um bom tempo que eu não ia até a Funsat e, sabendo dessa presença da pasta na USF, me programei pra resolver o que precisava. Com a atualização do meu perfil no sistema, pretendo conferir agora, regularmente, as vagas e concorrer no que puder. O serviço de intermediação da Prefeitura ajuda muito”, mencionou o morador do bairro Indubrasil, interessado em colocações na área de segurança — como porteiro, vigia ou controlador de acesso.
Do bairro Guanandi, Dayana Lima do Nascimento (26 anos) chegou às 8h à USF para consultar anúncios específicos do Painel do dia. “São sete meses atrás de emprego, o que me coloca em urgência pra conseguir logo uma contratação. Vim do Pernambuco atrás de oportunidades em Campo Grande e vou conseguir”, relatou a candidata, migrante do município de Escada (PE), a 3.553 quilômetros da Capital sul-mato-grossense.
Já Hilton Marques (50 anos) saiu do Jardim Carioca motivado por vagas divulgadas nas redes sociais da Funsat e na página eletrônica da Prefeitura. “Muito boa a divulgação que é feita, sempre colaborando para o trabalhador saber o que está disponível e colocando a maior parte dos anúncios sem exigir experiência. Todavia, cabe ao candidato estar atento, pois a oportunidade aberta também pode fechar — então, a pressa é dos dois lados”, destacou.
Atenta a essa realidade, Sabrina Santos Barreto (22 anos) ressaltou que disputar vagas técnicas exige preparo e dedicação. “É o preço de escolher pelas oportunidades em cargos que se tenha experiência. Eu particularmente prefiro, pois significa uma chance maior de crescimento na próxima empresa em que for trabalhar. Só entrarei em um recrutamento aberto para treinamento em nova profissão quando optar, futuramente, por uma transição de carreira”, afirmou a moradora do bairro Aero Rancho, elogiando o suporte da Funsat tanto para quem busca recolocação quanto para quem pretende se qualificar. No seu caso, a “carta de encaminhamento” a direcionou para uma entrevista na área de assistente administrativa.
José Valmir Miranda, pessoa com deficiência (PCD), reforçou a importância da inclusão nas oportunidades de emprego. “Quem está atrás de emprego quer a entrada ou o retorno ao trabalho. Cada situação é uma situação, e na Funsat tratam isso com muita sensibilidade. Por ter um bom atendimento, vale a pena seguir pelas redes sociais a publicidade relativa aos feirões, itinerantes e às vagas com possibilidades, diariamente”, contou o morador do Parque dos Laranjais, de 42 anos.
Para acompanhar as próximas ações do Emprega CG, acesse os perfis institucionais da Funsat:
Instagram: @funsat.cg
Facebook: Funsat Campo Grande MS
O telefone para dúvidas e sugestões do programa, gerido pela Diretoria de Vagas e Empregos da Funsat, é o (67) 4042-0585, ramal 5841.
