Caravana do Cuidar realiza mais uma edição e presta assistência aos moradores do bairro do Roger

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (28), mais uma edição da Caravana do Cuidar, desta vez durante a 11ª Feira da Cidadania do Roger/Varadouro e em parceria com a Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes do território. A ação levou uma série de serviços gratuitos à população e registrou 344 atendimentos ao longo da manhã.

Josemir Raimundo, coordenador de projetos da Casa Pequeno Davi, explicou a importância da união das instituições para fortalecer o território. “A Casa Pequeno Davi faz parte da rede Roger/Varadouro, que reúne instituições não governamentais, escolas, Cras, Conselho Tutelar, Creas e outras organizações da sociedade civil. É uma rede de proteção integral que atua diretamente com crianças e adolescentes. No planejamento da rede existe essa atividade, a Feira da Cidadania, que reúne todos os serviços para que a comunidade tenha acesso ampliado a eles em um único dia”, destacou.

Josemir ressaltou ainda o papel da Caravana do Cuidar como grande parceira da iniciativa. “É um evento que junta, aproxima e dá visibilidade aos serviços que já existem no cotidiano. A Caravana entra como uma parceira fundamental nesse movimento da 11ª Feira da Cidadania”, falou.

A programação contou com apresentações culturais, oficinas e exposições promovidas pelos serviços integrantes da Rede Roger/Varadouro, entre elas: exposição de telas ‘Celebridades Pretas/Negras’, produzidas por alunos da Escola Santos Dumont; aula de alongamento, ofertada pela equipe da USF Roger III; apresentação do grupo de maracatu da Casa Pequeno Davi; grupo de percussão e coral da Escola Frei Afonso; e a oficina de passinho com integrantes do Projeto Arte e Cultura nas Periferias.

Entre as pessoas atendidas pelos serviços ofertados pela Caravana do Cuidar estava Maria Ubiranete, moradora do bairro há 63 anos. Ela aproveitou os serviços de beleza e ainda decidiu transformar seu cuidado pessoal em solidariedade.

“Cortei meu cabelo e minhas unhas. Amei! E ainda vou doar esse cabelo agora no dia 10 de dezembro. Não só gostei do serviço, mas amei todos os funcionários. São ótimas pessoas. A iniciativa é muito bacana. É pra vir mais, mais e mais, que o Roger precisa”, afirmou a moradora, emocionada ao falar sobre a importância da ação para a comunidade.

Atendimentos – Entre os 344 atendimentos realizados estão: Cras (15 atendimentos), Bolsa Família (30), Procon-JP (5), Defensoria Pública (15), teste de glicose (23), aferição de pressão arterial (23), castramóvel (33), dentista (12), orientação bucal (25), corte de cabelo (40), unha (23), atendimento médico (35), aplicação de vacina (5), programa Eu Posso (5), Junta Militar (7), nutricionista (8) e emissão do Cartão SUS (40).

A edição de mais uma Caravana do Cuidar reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da cidadania, do cuidado integral e do acesso facilitado aos serviços públicos, fortalecendo laços comunitários e garantindo acolhimento às famílias do Roger e Varadouro.