Programa Caminhos da Fé dobra meta de visitações e movimenta 24 mil pessoas em apenas três meses

O Programa Caminhos da Fé, criado pela Prefeitura de João Pessoa para incentivar o roteiro religioso do Centro Histórico da cidade, registrou a visitação de 24 mil pessoas em apenas três meses. Os dados são da Arquidiocese da Paraíba e foram encaminhados para a Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro). A expectativa inicial era de que o projeto atraísse 10 mil pessoas em um ano. Mas, em tempo recorde, o número mais que dobrou.

Segundo o secretário da Inovacentro, Thiago Lucena, o dado surpreendeu positivamente e evidencia o potencial turístico do Centro Histórico da Capital. “Isso mostra que turistas e moradores querem conhecer nossas igrejas e a nossa história”, ressaltou.

A divulgação do roteiro religioso tem ocorrido em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), o trade, as operadoras de turismo e órgãos como a Arquidiocese da Paraíba e o Centro Cultural São Francisco. A rota inclui algumas das principais igrejas do Centro Histórico, como São Francisco, Carmo, Nossa Senhora do Rosário e outras edificações de valor arquitetônico e religioso.

Thiago Lucena destacou que esse aumento também fortalece a estratégia de valorizar o Centro Histórico como destino turístico. Segundo ele, atualmente os hotéis trabalham com um city tour que inclui praias e Centro no mesmo dia. Mas a meta da gestão é chegar a um modelo em que operadores e agências vendam um roteiro dedicado exclusivamente ao Centro Histórico.

“Queremos que o turista permaneça mais tempo na cidade. Isso é o objetivo de qualquer política de turismo. E, aos poucos, estamos criando opções para que ele passe mais tempo no Centro. Os números da Arquidiocese mostram que temos potencial para isso”, finalizou.