Parceria entre Correios e Prefeitura garante CEP e entregas em assentamento rural – CGNotícias

O Assentamento Três Corações, localizado a 60 km do Distrito de Anhanduí, em Campo Grande (MS), é o primeiro do Brasil a ter um Código de Endereçamento Postal (CEP). A conquista foi oficializada nesta segunda-feira (8), com a assinatura do Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande e os Correios.

Antes da implantação do CEP, os moradores precisavam se deslocar até a subprefeitura de Anhanduí ou até mesmo até Campo Grande para retirar correspondências e encomendas. Agora, com a parceria firmada, as entregas passarão a ser feitas diretamente nas residências do assentamento, garantindo mais dignidade e inclusão social para as famílias da região.

O objetivo da iniciativa é ampliar a oferta de serviços postais, fortalecer o atendimento às comunidades rurais e facilitar o acesso a serviços essenciais. Além disso, estão previstas ações de capacitação, com cursos voltados ao comércio eletrônico, incentivando o empreendedorismo local.

O secretário da SEAR (Secretaria Especial de Articulação Regional), Darci Caldo, destacou o esforço conjunto para atender às demandas da população.

“É uma união de esforços. Andamos pelo distrito, levantamos as necessidades e estamos trabalhando com várias parcerias: Governo do Estado, Agraer, Polícia Militar. Reformamos a base da GCM, iluminamos o campo de futebol e a gestão segue atuando para entregar ainda mais por Anhanduí”, reforçou o secretário.

Para Elenilton Dutra, gerente regional do Distrito de Anhanduí, o avanço representa um marco. “Estou há 10 meses na função e seguimos com o compromisso de atender a comunidade. As ruas estão sendo patroladas diariamente, e agora, com o CEP, os moradores do assentamento passam a contar com um serviço básico, mas que até então era distante da realidade deles”, afirmou.

A prefeita Adriane Lopes também celebrou o momento histórico.

“Essa parceria com os Correios começa pelo Assentamento Três Corações e é a primeira do Brasil. Estamos fazendo história — para o distrito, para o assentamento, para os Correios e para a gestão. Estamos atendendo quem mais precisa, muitas vezes invisibilizados: pessoas do campo, que estão na ponta, lutando diariamente pela sobrevivência”, declarou.

Gerson Leonel Nascimento, superintendente estadual dos Correios, enfatizou o impacto da iniciativa.

“Essa é uma política dos Correios para promover desenvolvimento. Estamos presentes na vida de milhões de brasileiros e, agora, avançamos para garantir mais dignidade e inclusão. Sem endereço, a pessoa não consegue acessar serviços, fazer compras ou até mesmo ser reconhecida oficialmente. Estamos iniciando um novo ciclo, com cidadania e oportunidade para todos”, disse.

Para Nilvea Alexandre dos Santos, primeira secretária do assentamento, o CEP representa uma transformação concreta no cotidiano.
“Parece algo simples, mas ainda era muito distante da nossa realidade. Tínhamos que andar 60 km para buscar nossas encomendas. Agora, teremos a comodidade de receber tudo em casa. Isso muda a nossa vida”, comemorou.

Agência bancária e desenvolvimento

Também nesta segunda-feira, o distrito de Anhanduí vive um novo momento com a inauguração oficial da agência do Sicredi, que passa a fortalecer o atendimento financeiro na região.

A nova unidade amplia a presença da cooperativa e oferece uma estrutura completa de serviços bancários, incluindo suporte ao crédito rural, atendimento a pequenos produtores, além de soluções para moradores e empreendedores locais.

A prefeita Adriane Lopes esteve na inauguração, onde pontuou que a chegada do Sicredi representa um avanço importante para o desenvolvimento econômico do distrito, estimulando a geração de renda, o fomento ao agronegócio e a inclusão financeira da comunidade.

#ParaTodosVerem As imagens mostra as assinaturas do termo de cooperação, e moradores do distrito e assentamento.

Sem categoria