6 de janeiro de 2026
18:04
Por: Rose Campos
Fotos: Divulgação/GCM
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) realizou, na manhã desta terça-feira (06), uma operação integrada na região do albergue do Serviços e Obras Sociais (SOS), no bairro Vila Rica. A ação contou com a participação da equipe de Humanização, do SOS e da Guarda Civil Municipal (GCM), com foco no acolhimento de pessoas em situação de rua e na limpeza de inservíveis.
A iniciativa teve como principal objetivo oferecer apoio social, orientação e encaminhamentos aos serviços da rede de assistência, além de promover a organização do espaço público, por meio da retirada de materiais sem utilidade, contribuindo para a melhoria das condições de higiene, segurança e mobilidade da região.
Durante a operação, seis pessoas em situação de rua foram abordadas e orientadas quanto aos serviços oferecidos pelo SOS. Todas recusaram o acolhimento institucional; três aceitaram auxílio para retornar às suas cidades de origem, com passagens disponibilizadas para a locomoção. As equipes realizaram abordagens humanizadas, dialogando e apresentando alternativas de apoio social, saúde e reinserção.
Paralelamente, foi executada a limpeza de áreas externas, resultando na retirada de duas kombis repletas de materiais inservíveis, além do recolhimento de resíduos descartados irregularmente, visando preservar a saúde pública e prevenir a proliferação de animais peçonhentos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Urbana, ações integradas como esta reforçam o compromisso do município com políticas públicas que unem cuidado social, ordenamento urbano e segurança, buscando soluções efetivas e respeitosas para a população em situação de rua e para a comunidade local.
