Estande da Prefeitura na Expogrande conecta Campo Grande ao mundo com projetos sustentáveis e inovação – CGNotícias

O primeiro dia de programação do estande da Prefeitura Municipal de Campo Grande na 85ª Expogrande foi marcado pela construção de pontes internacionais. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, recebeu nesta sexta-feira (4), o Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo, André Bezerril, para tratar sobre parcerias internacionais voltadas ao desenvolvimento sustentável e novas possibilidades de captação de recursos externos.

O Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo apresentou um projeto desenvolvido em parceria com empresas suíças, voltado à criação de uma plataforma digital baseada em blockchain para registro e comercialização de ativos ambientais, como créditos de carbono e indicadores ESG. A expectativa é que esse projeto possa ser demonstrado durante a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro. Em 2026, Campo Grande sedia a 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias, consolidando a Capital no mapa das cidades com práticas inovadoras de sustentabilidade.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Junior, falou sobre a importância da certificação de práticas sustentáveis e da valorização da agricultura familiar como pilares para atrair investimentos e gerar desenvolvimento econômico com responsabilidade social. “Estamos nos preparando para transformar Campo Grande em referência na pauta verde, reorganizando estruturas e criando ambientes propícios para que novas empresas se instalem com segurança e apoio técnico”, explicou.

A COP pode ser um divisor de águas, mas é preciso se preparar para chegar com propostas bem estruturadas. A prefeita Adriane Lopes ressaltou que a Capital está estrategicamente posicionada para se tornar um dos principais polos de negócios da América do Sul, especialmente com o avanço da Rota Bioceânica. “Nosso foco é aproximar Campo Grande do mundo. Queremos atrair investimentos, gerar empregos, fomentar a inovação e mostrar que estamos prontos para liderar um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e inteligente”, afirmou.

Por isso, as sinergias com projetos como o apresentado pelo Cônsul Honorário do Brasil no Luxemburgo são tão importantes. “Podemos montar uma equipe multissetorial, envolvendo governo, empresas, entidades sociais e até o Parque Tecnológico, para viabilizar projetos sustentáveis em diferentes segmentos: logística, comércio, indústria e serviços”. Emendou Ademar Silva Junior.

Bezerril falou sobre o trabalho que vem fazendo para facilitar o acesso direto de empreendedores brasileiros a esses recursos internacionais, sem necessidade de intermediação bancária. “Nosso objetivo é conectar projetos locais com fundos internacionais que estão em busca de iniciativas sustentáveis, especialmente na área de ESG e créditos de carbono”, afirmou.

Um dos temas abordados foi o acesso a essas linhas de financiamento disponíveis no mercado europeu, por meio da Bolsa de Luxemburgo, que oferece juros baixos, menor risco e flexibilidade nos termos de negociação. “As condições de captação de recursos no exterior são melhores: os juros são mais baixos, há maior oferta de capital e o risco é menor. Existe flexibilidade para montar propostas com carência, prazo de pagamento e taxa de juros definidas pelo próprio proponente. Tudo isso, sem intermediação bancária, diretamente com a Bolsa de Luxemburgo”, explicou.

Como encaminhamento prático, ficou definida a criação de um grupo de trabalho multissetorial com representantes do poder público, setor privado, academia e entidades sociais. Esse grupo será responsável por mapear demandas locais, estruturar projetos e viabilizar a adesão de Campo Grande a mecanismos internacionais de financiamento.

A reunião foi mais um passo da gestão municipal no sentido de internacionalizar a economia da capital sul-mato-grossense, buscando soluções concretas para os desafios locais, abrindo caminhos para um futuro de inovação, inclusão e sustentabilidade.

O encontro também contou com a participação da secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE), Catiana Sabadin.

Estande da Prefeitura na 85ª Expogrande

Inaugurada na quinta-feira (3), o espaço da Prefeitura neste ano conta com a parceria da Câmara Municipal, e funcionará diariamente das 9h às 21h no Parque de Exposições Laucídio Coelho, até o dia 13 de abril, oferecendo serviços, atendimentos e debates estratégicos e fomento de negócios.

Confira abaixo a programação completa do dia 4 de abril (sexta-feira)*

  • 9h00 – Curso de Gestão Financeira
  • 13h30 – Oficina em Cultura no âmbito da Rota Bioceânica
  • 17h00 – Reunião do Ecossistema de Inovação
  • 18h00 – iRancho – Sua Fazenda na Palma da Mão
  • 18h30 – Oportunidades e cases de sucesso no agronegócio: palestrante Marcelo Nunes (vice-presidente PIT São José dos Campos/SP)
  • 19h00 – Atração Cultural: Isadora e Heloisa
  • 21h00 – Encerramento das atividades do estande

*A programação diária do Estande da Prefeitura durante a Expogrande será publicada nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

Sem categoria