Violonista Chagas Fernandes será atração do Sabadinho Bom deste fim de semana

O violonista Chagas Fernandes será a atração do Sabadinho Bom deste final de semana, e vai levar para a Praça Rio Branco, no Centro Histórico da Capital, um repertório bastante eclético, envolvendo ritmos como chorinho, samba, frevo e um bom forró. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), o evento começa a partir das 12h30 deste sábado (10).

“O nosso Sabadinho Bom é sempre um momento de muita celebração da música de João Pessoa e da Paraíba. Nós temos uma atividade cultural ali na Praça Rio Branco de extremo valor para a cidade pelo lado artístico, estético que incorporamos e estimulamos os cantores, as cantoras e os grupos locais, e pelo lado social, econômico”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele observa que o Sabadinho Bom se transformou num ponto de encontro de gerações que tem capacidade, inclusive, de gerar uma microeconomia para o território do Centro Histórico, o que considera fundamental para a cidade.

Admirador do Sabadinho Bom, o músico exalta a realização do evento. “Eu sempre avaliei positivamente a iniciativa da Prefeitura de João Pessoa em realizar o Sabadinho Bom, um evento que, praticamente, vi nascer. É uma iniciativa brilhante, não só para a cultura paraibana, mas também para a cultura brasileira como um todo”, comenta.

Para este sábado, o músico dividiu o repertório em duas partes. A primeira será de música instrumental, com chorinhos de Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, João Pernambuco, entre outros.

O músico conta que fará um passeio por vários ritmos da música brasileira. Além do chorinho, que é tradicional no Sabadinho Bom, ele promete valsa, forró, samba, ciranda e até frevo.

Na parte instrumental, canções como O Trenzinho do Caipira, de Heitor Villa-Lobos; Brasileirinho e Pedacinho do Céu, de Waldir Azevedo; Odeon, de Ernesto Nazareth.

Já na parte cantada, estão na lista músicas de Jackson do Pandeiro, Sivuca, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, entre outros. “Vamos tocar alguns frevos de Pernambuco e também faremos uma homenagem a Antônio Barros, que nos deixou recentemente, cantando alguns clássicos dele”, adianta.

Além de comandar o violão, Chagas Fernandes empresta sua voz durante a apresentação. Junto com ele, estarão os músicos Lucas Carvalho na sanfona, Lindembergh Fernandes na bateria e Ronaldo Araújo no baixo.

“A expectativa é de um show bastante animado e diversificado. As pessoas participam, interagem, dançam, brincam. Realmente, é uma expectativa bastante positiva e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, comenta o artista.

Chagas Fernandes ressalta que, além do tributo a Antônio Barros, que fez dupla com Cecéu, fará uma homenagem ao compositor Vital Farias, que faleceu em fevereiro de 2025.