No próximo sábado, dia 20 de setembro, mais uma edição do Mutirão “Todos em Ação”, leva mais de 300 serviços gratuitos aos moradores do Bairro Noroeste, na Região Urbana do Prosa. O evento acontece das 8h às 12h, na Escola Municipal Ione Catarina, localizada na Rua Dois Irmãos, s/n, e tem como principal objetivo facilitar o acesso da população a serviços essenciais nas áreas de documentação, saúde, assistência social, educação, cultura e lazer.
Durante o mutirão, a comunidade poderá contar com atendimentos como emissão e encaminhamento de RG, Carteira de Trabalho, alistamento na Junta Militar, atualização do Cadastro Único, além de orientações e serviços relacionados aos programas sociais Bolsa Família, Passe Livre Urbano e Intermunicipal, credencial do idoso e Cartão SUS. Também estarão presentes equipes da Vigilância Sanitária e do Procon, tanto municipal quanto estadual, prestando esclarecimentos e orientações ao público.
A ação conta com a participação de diversos órgãos e instituições parceiras, como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Senac, Fecomércio, INSS, Semed, Agetran, Detran-MS, Casa da Mulher Brasileira, Secretaria de Direitos Humanos, Fundação Municipal de Cultura, entre outras secretarias municipais e estaduais, que unirão esforços para atender a população com agilidade e eficiência.
Além dos atendimentos sociais e institucionais, o mutirão também oferece serviços de beleza, como corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação e hidratação capilar. Para o público infantil e para pessoas de todas as idades, haverá uma programação especial com atividades culturais e recreativas, incluindo teatro de bonecos, oficinas, exposições de artesanato e de carros antigos, recreação infantil, gibiteca e shows ao vivo.
Como parte das ações de solidariedade, serão realizados sorteios de cestas básicas, doações de verduras, mudas de árvores frutíferas e adubos, além da distribuição de roupas e calçados por meio do varal solidário. O evento também oferecerá a possibilidade de inscrição para o casamento comunitário.
A saúde animal também estará contemplada, com atendimentos veterinários gratuitos, vacinação de cães e gatos, exames clínicos e agendamento de castração, realizados por meio do CCZ e da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea).
Para ter acesso aos serviços, é necessário que os interessados levem os documentos originais e também cópias. A expectativa é de grande participação da comunidade, fortalecendo mais uma vez a proposta do mutirão de aproximar o poder público da população, promovendo cidadania, inclusão e justiça social de forma prática e efetiva.
Serviço:
Mutirão Todos em Ação – Bairro Noroeste
Data: 20 de setembro (sábado)
Horário: das 8h às 12h
Local: Escola Municipal Ione Catarina
Endereço: Rua Dois Irmãos, s/n – Bairro Noroeste
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra atendimento de manicure durante o Todos em Ação.