O Governo de São Paulo levará uma comitiva com 12 empresas para o Festival de Cinema de Cannes, na França. Este é o maior evento mundial do setor e será realizado de 14 a 25 de maio. A missão empresarial é fruto dos esforços do CreativeSP, um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, a agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda no setor audiovisual. O CreativeSP selecionou dez empresas, são elas: Claraluz Filmes, Paranoid, Capuri, O Par Produções, More Than Filmes, Conspiração Filmes, Sam Ka Pur Filmes, Sincrônica Áudio e Comunicação, Poétika e Manjericão Filmes.
Além disso, o CreativeSP apoia, em caráter especial, duas empresas que terão filmes exibidos no evento: a Gullane, uma das produtoras de “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz e selecionado para a competição principal de Cannes; e Cup Filmes, uma das produtoras de “Baby”, que será lançado na Semana Crítica de Cannes.
Todas as empresas terão a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme, traduzido do francês), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para fazer negócios. Estarão reunidos cerca de 14 mil profissionais de pelo menos 140 países, além de aproximadamente 4 mil filmes e projetos.
“O Governo de São Paulo está apoiando diversas empresas paulistas em sua jornada para os grandes eventos internacionais de audiovisual. Juntos, estamos construindo um futuro brilhante para a indústria cultural de São Paulo e fortalecendo nossa presença no cenário global. Vamos celebrar a criatividade, a comunicação e o marketing, e mostrar ao mundo o talento e a visão únicos dos paulistas”, declarou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marília Marton.
O CreativeSP esteve presente nas duas últimas edições do Festival de Cannes, com uma projeção de negócios gerados pelas empresas de R$ 225 milhões. Já em junho, haverá a primeira missão para o Festival de Publicidade de Cannes.
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural
Em 21 missões, o CreativeSP já levou 183 empresas da indústria cultural para alguns dos maiores eventos de economia criativa do mundo, como: South by Southwest (EUA), Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha), Womex (Espanha) e Web Summit Lisboa (Portugal).
Só no primeiro semestre de 2024, serão realizadas cinco missões. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA) e na Game Developers Conference (EUA), além dos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes, em maio e junho.