Trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados devem se proteger contra Influenza

A Prefeitura de João Pessoa alerta aos trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade, a buscar uma sala de vacina e receber a dose do imunizante que protege contra as cepas do vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). Na capital, esse grupo representa 11,14% de pessoas vacinadas. A vacina está disponível em todos os serviços de saúde da rede municipal, a partir das 7h, e nos pontos móveis até 21h.  

A infecção pelo vírus Influenza pode levar a casos graves ou até matar populações mais vulneráveis. “Observando o aumento de casos de síndromes respiratórias e pessoas buscando os serviços de saúde, orientamos que além da vacinação, os trabalhadores que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios e outros estabelecimentos de saúde, adotem o uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.  

A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Assim, o Ministério da Saúde recomenda aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação contra a Influenza para atualização da situação vacinal para Covid-19 nos grupos elegíveis.  

Ampliação da assistência – Na última semana, a campanha foi ampliada para todos os públicos e a Prefeitura de João Pessoa passou a disponibilizar vacinas para bebês a partir dos 6 meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A vacina, administrada anualmente para grupos elegíveis, é indicada para proteger contra o vírus da Influenza e contra as complicações da doença, principalmente as pneumonias bacterianas secundárias.  

Para crianças entre 6 meses e 8 anos de idade, são indicadas duas doses caso seja o primeiro contato com o imunizante (primovacinação), com intervalo de um mês, e dose única nos anos seguintes.  

Proteção contra dengue – A vacina atualmente está sendo recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.  

Documentação – Para vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.  

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.  

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quinta-feira (9): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *