Evento reuniu gestores e coordenadores dos campi para alinhar estratégias, fortalecer a integração institucional e consolidar ações junto à comunidade
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) promoveu, entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, o XV Encontro de Coordenadorias de Extensão (CEx), no município do Guarujá (SP). Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PRX), o evento reuniu diretores(as) e coordenadores(as) de extensão dos campi com o objetivo de trocar experiências, alinhar ações, integrar estratégias e fortalecer o papel da extensão no âmbito institucional.
A abertura contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael Scarazzati, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adalton Ozaki, e do diretor de Cooperação e Sustentabilidade, Rodrigo Delphino, que destacaram a importância da articulação com a sociedade, do estabelecimento de parcerias e da captação de recursos para ampliar o alcance das iniciativas extensionistas.
Da esquerda para a direita: José Roberto Galvão, Rafael Scarazzati, Mohamad Rahim e Priscilla Najara.No segundo dia, os debates abordaram o papel da extensão na formação cidadã e no desenvolvimento regional. Mariana Bertolotti, diretora de Equidade e Ações Comunitárias, e Edmur Tonon, pró-reitor de Administração, explicaram os critérios da “Matriz Conif”, que define os cálculos para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Durante a tarde, as discussões se voltaram à Curricularização da Extensão, conduzidas por Elaine Hoyos, Dyane Cunha e Tarcísio Leão, que reforçaram a importância de integrar as ações extensionistas aos currículos de graduação. O período também teve dinâmicas de integração e bem-estar, coordenadas por Fredyson Cunha, professor do Campus São Paulo.
No último dia, a programação incluiu a dinâmica “Pensar a Extensão: visões, desafios e soluções”, conduzida por Dyane Cunha, além de debates sobre Cultura no IFSP, com Thiago Schulze, e sobre o Acompanhamento de Egressos, com Palloma Santos.
Scarazzati destacou que a escolha do Guarujá para sediar o encontro está relacionada ao momento de expansão do IFSP, que implanta 13 novos campi. Segundo ele, “ao iniciar um novo campus, a extensão chega primeiro, no diálogo com a comunidade, na articulação com o território e o poder público local. Por isso, realizamos o encontro no Guarujá, município estratégico para o IFSP. A Diretoria de Articulação Extensionista (DAX) trabalhou para viabilizar o evento junto à comissão organizadora, escolhendo um local que se destaca por suas ações de sustentabilidade e que já recebeu 15 selos internacionais Bandeira Azul”.
O pró-reitor reforçou ainda que o diálogo com o poder público e com os arranjos produtivos, sociais e culturais é essencial para o desenvolvimento das unidades. Ao lado de Priscilla Najara, diretora-geral do Campus Guarujá, ele recebeu os secretários municipais de Educação, Mohamad Rahim, e de Esporte, José Roberto Galvão, que manifestaram apoio à implantação do novo campus.
Scarazzati avaliou o encontro como um marco para a integração institucional. Para ele, o compartilhamento de experiências entre os campi e a participação das demais pró-reitorias, além do gabinete do reitor, representado por Ricardo Agostinho, fortalecem a compreensão sobre o papel da extensão e da cultura na formação integral dos estudantes e no impacto social do IFSP.