A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (28/8), uma ação no Terminal Gentileza em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. A data reforça o alerta sobre os riscos do tabagismo, responsável por mais 8 milhões de mortes por ano em todo mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Ana Helena Rissin, destacou que o objetivo da mobilização é incentivar quem deseja parar de fumar e prevenir o início do uso do tabaco, sobretudo entre os jovens. Ela reforçou ainda que os cigarros eletrônicos também oferecem riscos à saúde.
– É fundamental que as pessoas compreendam que esses dispositivos são produtos da indústria do tabaco e, assim como o cigarro convencional, causam dependência e prejudicam a saúde. Quem deseja iniciar o tratamento pode procurar qualquer unidade de Atenção Primária da rede municipal.
Atividades de saúde e prevenção
O evento ofereceu uma série de serviços, como orientações de saúde bucal, sessões de auriculoterapia, acolhimento por profissionais especializados para indicação de tratamento contra o tabagismo, ponto de vacinação contra gripe e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), além da distribuição de preservativos e materiais informativos.
Entre os participantes estava Elaine Regina, de 50 anos, fumante há 35. Decidida a buscar tratamento, ela recebeu orientações para iniciar o processo em uma unidade de saúde próxima de casa.
– Quero parar pelo bem da saúde, por conta do ressecamento da pele e também porque gasto muito dinheiro com cigarro.
A ação teve apoio da concessionária VLT Carioca, responsável pela administração do terminal, e contou ainda com a energia da bateria da Portela, que levou samba e alegria ao espaço. O Mestre Vitinho comandou a apresentação, acompanhada do personagem Zé Gotinha, que interagiu com o público e reforçou a mensagem de prevenção.
Tratamento gratuito nas unidades de saúde
O Programa de Controle do Tabagismo da SMS está disponível em todas as 240 unidades de Atenção Primária da cidade, entre centros municipais de saúde e clínicas da família. O tratamento é gratuito, personalizado e inclui consultas individuais, grupos de apoio, acompanhamento odontológico e, quando necessário, prescrição de medicamentos para controle da abstinência da nicotina. Somente em 2025, 1.650 pessoas já iniciaram o tratamento na rede municipal.
Fumantes interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima. Os locais de atendimento estão disponíveis no site: www.prefeitura.rio/ondeseratendido.
Categoria: