Equipes da Comlurb realizam pré-limpeza para o Réveillon 2026 no Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Companhia vai disponibilizar a maior quantidade de contêineres para o descarte correto do lixo. Foto: Marcelo Cortes/Comlurb

As equipes da Comlurb estão trabalhando em todos os pontos oficiais do Réveillon 2026, nesta quarta-feira (31/12), com a operação de pré-limpeza para a maior festa de virada de ano do mundo.

Em Copacabana, a operação especial conta com ações em toda a extensão da Av. Atlântica, incluindo o calçadão dos prédios, as pistas e as vias de acesso, desde as primeiras horas da manhã, com um total de 700 garis e reforço de equipamentos. Já a partir das 20h ocorre a manutenção do serviço. A limpeza após o evento começa ainda na madrugada para que a Comlurb entregue o quanto antes as vias e as calçadas limpas no primeiro dia do ano de 2026, com tudo lavado e desodorizado para a liberação das pistas. São 2.000 contêineres de 240 litros e outros 500 de grande porte (1.200l), distribuídos em toda a orla de Copacabana e pontos de acesso à festa.

O presidente da Comlurb, Jorge Arraes, esteve em Copacabana nesta manhã e falou sobre o serviço de pré-limpeza da Companhia:

– Hoje nós estamos fazendo a pré-limpeza, incremento da Operação Réveillon, que segue durante toda a noite e e após os shows, até que a praia esteja toda limpa. A pré-limpeza é a última organização de limpeza para o Réveillon -, afirmou Arraes.

O gari Pedro Paulo Rodrigues da Silva tem 40 anos de Companhia e há 12 participa das operações de Réveillon:

– Eu faço a coordenação das varredeiras, que ajudam muito na limpeza da praia. É muito bacana trabalhar no Réveillon. Nossa missão é deixar tudo limpo para que todos possam curtir a passagem de ano com tranquilidade -, disse.

A megaoperação especial de limpeza para o Réveillon 2026 na cidade terá um total de 5.260 garis, distribuídos em todos os pontos de festejo. A quantidade de contêineres será a maior de todos os tempos. A aposta da Companhia é que o público faça o descarte correto dos resíduos, o que vai facilitar o trabalho dos garis e agilizar a limpeza e o tempo de entrega pós o evento. A Comlurb também fará a maior operação de limpeza hidráulica das vias já realizada na cidade, com 26 pipas d´água e 26 motobombas com sistema de alta pressão.

Serão 6.000 contêineres de 240l e mais 1.000 de grande porte, de 1.200l, totalizando 7.000 em todos os pontos de festa. Os trabalhos serão realizados com o apoio de 440 veículos e equipamentos, entre caminhões compactadores e basculantes, varredeiras, pipas d ‘água para lavagem das vias com água de reuso, pás mecânicas e tratores de praia.

Categoria:

  • 31 de dezembro de 2025
  • Marcações: garis limpeza lixo praias pré-limpeza Réveillon

    Romaria de Aparecidinha terá ônibus extras e operação especial de transporte e trânsito – Agência de Notícias



    30 de dezembro de 2025

    14:43

    Por: Secom

    A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes definiram a realização de operação especial para atender o público participante da 127ª Romaria de Aparecidinha, que será realizada nesta quinta-feira (1º de janeiro), com deslocamento a partir do Santuário Novo, localizado na Estrada Dom José Melhado Campos, para a missa das 5h.

    Os fiéis seguirão, do Santuário Novo de Aparecidinha, pelas avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, até a Rua Yashika, depois acessando a Avenida São Paulo. Haverá uma parada em frente à Santa Casa de Misericórdia, por volta das 8h30, depois prosseguindo a procissão pela Ponte Francisco Dell’osso e as ruas XV de Novembro e São Bento, com chegada à Catedral Metropolitana de Sorocaba.

    Toda a romaria terá o acompanhamento de agentes de trânsito da Semob, efetuando escolta e as interdições momentâneas programadas no fluxo de veículos, ao longo do trajeto dos romeiros, liberando as vias, logo após a passagem dos fiéis. Todos os pontos estarão devidamente sinalizados.

     

    Ônibus extras e operação especial de transporte

    O transporte coletivo também terá sistema de funcionamento diferenciado. Para garantir o atendimento à demanda, o Terminal Santo Antônio será aberto a partir das 4h, com equipes operacionais posicionadas desde o início das atividades.

    A linha T48 – Expresso Aparecidinha contará com viagens extras às 4h10 e 4h30, com saída da Plataforma 1 – Ponto “A” do Terminal Santo Antônio, com destino direto ao Santuário Novo. Ônibus reserva permanecerão de prontidão e serão acionados, se necessário.

    Durante a romaria, poderão ocorrer desvios temporários de itinerário, a partir de aproximadamente 6h30, em razão das interdições viárias necessárias à passagem da procissão, seguindo o modelo adotado em edições anteriores.

    Fiscais da Urbes acompanharão a operação e os desvios, realizando intervenções imediatas sempre que necessário. Também estarão posicionados em pontos estratégicos para monitorar o fluxo de passageiros e garantir a regularidade, a fluidez e a qualidade do serviço prestado à população.

    Supercopa Rei será decidida em Brasília em 1º de fevereiro

    Por MRNews

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta quarta-feira (31), via rede social, que a Supercopa Rei de 2026 ocorrerá no dia 1° de fevereiro, em Brasília.

    A entidade confirmou a cidade novamente como palco da primeira grande decisão da temporada de 2026. A disputa ocorre em jogo único na Arena BRB Mané Garrincha, no centro da capital federal.

    A partida será entre Flamengo, campeão do Campeonato Brasileiro de 2025, e Corinthians, campeão da Copa do Brasil, neste ano. A partida abre a temporada de bola de 2026. Ainda segundo a CBF, o estádio estará dividido 50% para cada torcida.

    Sistema Cantareira fecha dezembro com 20,18% de volume útil

    ‘Mais um namoro acabando’; ocorrido envolvendo Sophie Charlotte e Xamã repercute nas redes

    Inicialmente, o confronto estava previsto para 24 de janeiro.

    Geralmente, a Supercopa Rei é disputada em estádios de campo neutro na tentativa de garantir a imparcialidade.

    Últimos campeões

    O Rubro-Negro é o atual campeão da competição. No início de 2025, a equipe dirigida por Filipe Luís venceu o Botafogo por 3 a 1.

    Os campeões anteriores foram São Paulo, em 2024; Palmeiras, 2023; e Atlético Mineiro (2022). O Flamengo ainda foi campeão em 2020 e 2021.

    Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

    Lotéricas ficam cheias em dia de sorteio da Mega da Virada

    Supercopa Rei

    Não disputada entre 1992 e 2019, a Supercopa do Brasil foi reativada pela CBF em 2020.

    Em 2024, a CBF rebatizou a competição para Supercopa Rei em homenagem a Pelé, o Rei do Futebol, falecido em dezembro de 2022.

    A ideia é que o troféu represente a coroa do futebol nacional, sendo disputado pelos dois clubes que dominaram o cenário futebolístico no ano anterior.

    O que os pessoenses esperam e o que a Prefeitura prepara para 2026

    À medida que 2026 se aproxima, João Pessoa vive um momento de transformação e crescimento acelerado. Entre as belezas naturais e históricas e o movimento dos bairros, o sentimento da população oscila entre o otimismo com o desenvolvimento e a expectativa por mais investimentos em serviços essenciais, como saúde e educação. Atenta a essas demandas, a Prefeitura da Capital já projeta um cronograma robusto de investimentos para garantir que o avanço da cidade caminhe de mãos dadas com a qualidade de vida dos pessoenses.

    Nos principais pontos de convivência da Capital, a percepção de mudança é nítida. No Parque Solon de Lucena, área central da cidade, Aline Tavares da Silva, comerciante de 33 anos e mãe de seis filhas, celebra a eficácia do serviço prestado pela Rede Municipal de Ensino, através de suas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. “A escola integral foi uma ideia maravilhosa da Prefeitura, ajuda demais. Eu deixo lá [os filhos] e fico tranquila, tanto na escola como na creche”, afirma.

    Essa tranquilidade das famílias é uma das metas centrais da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Segundo a secretária América Castro, o planejamento para o novo ano reforça esse amparo. “O futuro da Educação de João Pessoa é cuidar das pessoas desde cedo. Em 2026, a gente vai continuar ampliando as creches e fortalecendo a educação, garantindo espaços seguros, acolhedores e de aprendizado para as crianças, enquanto as famílias podem trabalhar tranquilas. Educação é cuidado, é oportunidade e é futuro”, destaca a gestora.

    Aline, que realizou a cirurgia de laqueadura no Instituto Cândida Vargas, pertencente à Rede Municipal de Saúde, também reconhece os avanços na assistência à mulher, mas aproveita para pedir agilidade no atendimento médico no bairro do Cristo, onde mora. Essa expectativa por uma saúde mais humanizada é compartilhada pela aposentada Maria Pereira da Silva, a ‘Irmã Hilda’, de 74 anos, que mora no Bairro das Indústrias.

    Já no Busto de Tamandaré, Orla da Capital, o guia turístico Renato dos Santos observa o impacto positivo do turismo, com a geração de emprego e renda, mas cobra melhorias no calçamento do José Américo e reforço nas UPAs. No mesmo local, o auxiliar de cozinha José Marcos Justino demonstra satisfação. “O hotel está lotado, o turismo forte. O prefeito já tem feito muitas coisas boas, a cidade está muito bonita”.

    Somando-se a essas vozes, Daniele Hiller, vendedora ambulante que reside em São Paulo há 11 anos e retornou para visitar a família, traz um olhar crítico e ao mesmo tempo esperançoso sobre o desenvolvimento do Centro Histórico. Para 2026, ela deseja prosperidade e uma melhora no respeito ao próximo, especialmente com idosos e minorias.

    Do mesmo modo, Carlos Antônio, cuidador social voluntário e morador do Novo Geisel, destaca a necessidade de reforço na segurança e no transporte público. “Tem que ter mais veículos para melhorar a viagem de quem está usando o coletivo”, aponta ele, que também anseia por mais união e paz entre os cidadãos.

    Salto de qualidade na saúde – Atento a essas demandas populares, o secretário de Saúde, Luis Ferreira, informou que 2026 será o ano com o maior número de investimento, desde o início da atual gestão. O planejamento é cobrir quase a totalidade da atenção primária com a entrega de mais três Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre os marcos para o novo ano, destaca-se o novo centro cirúrgico do Ortotrauma, que passará por uma reformulação tecnológica completa para se tornar o maior centro cirúrgico público da cidade, com 10 salas.

    A gestão também foca na descentralização. “Nós entregaremos os centros distritais de diagnóstico. As policlínicas terão agora exames de imagem como mamografia e radiografia digital, facilitando a vida do pessoense”, explica Ferreira. Outras frentes incluem o Centro Especializado SER 4 para pessoas com deficiência, três novos centros de referência para tratamento do espectro autista e a entrega de aparelhos de eletrocardiograma para cada Unidade de Saúde da Família (USF). Além disso, a Prefeitura dará início às obras da nova maternidade e de novos CAPS (infantil e AD).

    Infraestrutura e mobilidade: soluções estruturantes – Na Secretaria de Planejamento (Seplan), o foco está em destravar o trânsito e revitalizar áreas históricas. O secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, detalhou o projeto do Complexo Viário Beira-Rio/Miramar/Altiplano, orçado em R$ 235 milhões. Composto por três viadutos e um túnel, a obra promete ser a solução definitiva para o tráfego na região. “São obras que se estenderão por etapas durante os próximos três anos”, detalhou.

    Para 2026, a Prefeitura também prevê a conclusão do sistema viário do Parque da Cidade e o início das obras do Parque Linear da Avenida Juscelino Kubitschek, no Geisel, com investimento de R$ 18 milhões. O Centro Histórico receberá R$ 52 milhões para habitação, visando à construção de quase 200 unidades habitacionais e a requalificação comercial. O projeto inclui um shopping popular e a conclusão da reforma da antiga sede da Prefeitura. Em Tambaú, a revitalização do Largo da Gameleira trará uma nova concepção urbanística com rampa de acesso ao mar, integrando lazer e turismo.

    O programa Minha Rua Calçada deve atingir a marca de mais 300 ruas inauguradas, enquanto 20 novas praças serão construídas para lazer nos bairros. Alan Ramalho, comerciante em Mangabeira, aprova as intervenções. “Estão calçando todas as ruas onde eu moro. Isso traz acessibilidade e acaba com transtornos no período de chuva”. Alan elogiou os benefícios de morar num bairro com estrutura de “cidade” e desejou aos pessoenses um 2026 “cheio de paz e com proximidade de Deus para enfrentar o que vier”.

    Turismo e economia: destino consolidado – O otimismo econômico é amparado por dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que indicam que 69% dos bares e restaurantes esperam faturar mais no primeiro trimestre de 2026. O setor de turismo, liderado pelo secretário Vitor Hugo, projeta ocupação hoteleira máxima, impulsionada pelo aumento de 26% na oferta de assentos aéreos e voos internacionais diretos para Buenos Aires.

    “Nós vamos praticamente dobrar o número de leitos para receber mais turistas com projetos como o Polo Turístico Cabo Branco”, afirma o secretário. Em março de 2026, a cidade sediará a Convenção Nacional de Vendas da CVC, atraindo mais de 2 mil profissionais do setor.

    Esse crescimento turístico, contudo, gera debates sobre o ordenamento urbano. O estudante Cauê Cavalcante, morador de João Pessoa há 10 anos, espera que a expansão não comprometa a mobilidade urbana. “Espero mais dinâmica no trânsito e mais investimento na educação”, comentou.

    Trabalho e emprego: descentralização e tecnologia – Para garantir que o desenvolvimento se traduza em renda para o cidadão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) aposta na descentralização. O secretário Bruno Farias confirmou a intensificação dos Feirões da Empregabilidade e a modernização digital do Sine-JP. “Nossa meta é reduzir a distância entre o candidato e a vaga, levando as oportunidades diretamente às comunidades”, explica.

    O programa ‘Eu Posso Aprender’ será ampliado, focando na qualificação profissional para que o trabalhador local ocupe as vagas geradas pelo ‘boom’ econômico da Capital. Essa política de inserção é vital para cidadãos como Carlos Antônio, que, apesar de formado em Pedagogia, atua como cuidador social e almeja exercer sua função de professor. “Passei oito meses desempregado para conseguir me encaixar. Sou agradecido pela vivência atual, mas almejo um dia exercer minha função”, revela.

    Compromisso com o pessoense – Entre os depoimentos de moradores que buscam desde melhorias no trânsito até um olhar mais atento à segurança, João Pessoa desenha seu 2026. A capital paraibana demonstra que o título de ‘melhor cidade para morar’ se sustenta com a escuta ativa da população e a execução de políticas que transformam a infraestrutura urbana sem esquecer do cuidado humano.

    O planejamento estratégico da gestão municipal revela que as reivindicações ouvidas nas ruas não são ignoradas, mas transformadas em metas orçamentárias. O ano novo promete ser o palco da entrega de uma cidade mais moderna, conectada e, acima de tudo, acolhedora para seus quase um milhão de habitantes, consolidando um futuro onde o desenvolvimento econômico e o bem-estar social caminham lado a lado.

    Agência Minas Gerais | Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa

    A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promoveu, no ano de 2025, uma reestruturação em seus Programas Estaduais de Pesquisa. As medidas, que passam a vigorar a partir desta quinta-feira (1/1), atendem ao Plano Diretor 2026-2031, consolidado no último mês de outubro.

    “O objetivo do trabalho foi alinhar as diretrizes da pesquisa aos objetivos estratégicos do Plano Diretor e às demandas tecnológicas de produtores rurais e agroindustriais mineiros”, afirma o diretor de Pesquisa e Inovação da Epamig, Trazilbo de Paula.

    Dentre as adequações está a estruturação do Programa Estadual de Pesquisa em Cana-de-Açúcar e Cachaça de Alambique, que abrange aspectos agronômicos, tecnológicos, ambientais e produtivos, com foco na qualidade, produtividade, sustentabilidade e valorização da cachaça de alambique mineira.

    Também foram implementados programas nas áreas de Agropecuária de Precisão e Digital, para acompanhamento e avaliação das evoluções tecnológicas aplicadas ao setor; e de Aquicultura, antes integrada a outras linhas de atuação. O Programa Especial em Biotecnologia foi consolidado como Programa de Pesquisa.

    As reformulações incluíram ainda mudanças na nomenclatura e nos objetivos dos programas de pesquisa em Recursos Hídricos, Ambientais e Piscicultura, agora chamado Recursos Ambientais e Silvicultura, e em Grãos, ampliado para Grãos, Fibras e Energia. 

    “Contamos agora com 14 Programas Estaduais de Pesquisa estruturados para atuar em consonância com as demandas do setor agropecuário em Minas Gerais”, informa Trazilbo de Paula. São eles: Agroecologia; Agropecuária de Precisão e Digital; Aquicultura; Biotecnologia; Bovinocultura; Cafeicultura; Cana-de-açúcar e Cachaça de Alambique; Flores, Hortaliças e Plantas Medicinais; Fruticultura; Grãos, Fibras e Energia; Leite e Derivados; Olivicultura; Recursos Ambientais e Silvicultura; e Vitivinicultura. 

    Prefeitura firma parcerias com 15 OSCs e garante mais de R$ 5,4 milhões anuais para a Assistência Social

    A Prefeitura de Guaratinguetá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 30/12/2025, a assinatura dos termos de colaboração de parcerias com 15 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que passam a ser parceiras do município no período de 2026 a 2030.
    Os valores firmados são anuais e não se referem exclusivamente a recursos municipais. Dependendo do serviço executado, as OSCs poderão receber recursos provenientes das esferas municipal, estadual e federal. O detalhamento por fonte de financiamento ainda será contabilizado pela Secretaria de Assistência Social. No total, o investimento anual supera R$5,4 milhões e atenderá mais de 900 pessoas, reforçando o compromisso da administração municipal com a ampliação e o fortalecimento da política de assistência social em Guaratinguetá.

    Todas as organizações parceiras passaram por processo de seleção por meio de edital de chamamento público, no qual foram consideradas aptas após a apresentação de documentação, plano de trabalho, análise da comissão de seleção e parecer jurídico, garantindo transparência, legalidade e eficiência na formalização das parcerias.

    Novo serviço: Residência Inclusiva

    Entre as novidades está a implantação da Residência Inclusiva, serviço que passa a ser ofertado em Guaratinguetá no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS. O serviço é destinado a jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não dispõem de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar, em consonância com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

    A Residência Inclusiva tem como finalidade promover a construção progressiva da autonomia e do protagonismo dos usuários, o desenvolvimento das atividades da vida diária, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares, com vistas à reintegração e/ou convivência familiar e comunitária.

    Parcerias com a iniciativa privada

    Além das parcerias firmadas com as OSCs, a Secretaria de Assistência Social também destaca a participação da iniciativa privada no fortalecimento das políticas públicas sociais do município. A BASF destinou R$1,2 milhão ao Fundo do Idoso, recurso que será utilizado para a criação do Centro-Dia, além de R$788 mil para quatro projetos específicos voltados à infância.

    A EDP contribuiu com R$111 mil por meio dos fundos municipais, e a AGC destinou 670 mil ao Fundo da Criança e do Adolescente.
    Outro avanço importante previsto para 2026 é a implantação da escuta especializada para crianças vítimas de violência, por meio do Fundo da Criança e do Adolescente, fortalecendo a rede de proteção e garantindo atendimento qualificado e humanizado.

    Confira abaixo os valores e os serviços que serão realizados pelas OSCs, no período de 2026 a 2030:

    Serviços, metas e valores das parcerias (2026–2030)

    Atendimento de Pessoas com Deficiência e seus familiares
    Meta: 225 pessoas
    OSC: APAE Guará
    Valor anual: R$ 338.040,00

    Residência Inclusiva (Acolhimento de Pessoas com Deficiência)
    Meta: 10 pessoas
    OSC: APAE Lorena
    Valor anual: R$ 900.000,00

    Acolhimento de Pessoas Idosas
    Meta: 40 pessoas
    OSC: Irmandade Santa Isabel
    Valor anual: R$ 720.000,00

    Acolhimento de Pessoas Idosas
    Meta: 32 pessoas
    OSC: Lar de Assistência para Idosos e Crianças de Guaratinguetá
    Valor anual: R$ 576.000,00

    Acolhimento de Pessoas Idosas
    Meta: 10 pessoas
    OSC: Comunidade Missionária São José
    Valor anual: R$ 180.000,00

    Acolhimento de Pessoas Idosas
    Meta: 18 pessoas
    OSC: Lar Vicentino
    Valor anual: R$ 324.000,00

    Acolhimento de Crianças e Adolescentes
    Meta: 20 pessoas
    OSC: OSNSG Fazenda Esperança “Casa da Criança Laura Vicuña”
    Valor anual: R$ 1.200.000,00

    Acolhimento de Pessoas em Situação de Rua
    Meta: 35 pessoas
    OSC: Casa Dom Bosco
    Valor anual: R$ 357.000,00

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 120 pessoas
    OSC: Casa do Puríssimo Coração de Maria
    Valor anual: R$ 199.742,40

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 110 pessoas
    OSC: Obra Auxiliar da Santa Cruz
    Valor anual: R$ 183.097,20

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 50 pessoas
    OSC: SASIMG
    Valor anual: R$ 83.226,00

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 60 pessoas
    OSC: Guarda Mirim de Guaratinguetá
    Valor anual: R$ 99.871,20

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 100 pessoas
    OSC: Casa Betânia
    Valor anual: R$ 166.452,00

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 60 pessoas
    OSC: Serviço de Obras Sociais
    Valor anual: R$ 99.871,20

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
    Meta: 30 pessoas
    OSC: Projeto Espaço Amigo da Creche Nova Vida Valor anual: R$ 49.935,60
    Total geral do investimento anual:
    R$ 5.477.235,60

    Mergulhão de Campo Grande tem interdição noturna para manutenção na terça-feira (30/12) – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    A CET-Rio informa que o Mergulhão de Campo Grande será fechado, em ambos os sentidos e de forma alternada, na terça-feira (30/12), das 21h às 4h de quarta-feira (31/12) , para a realização de serviços de manutenção.

    Durante esse período, o trânsito no sentido Barra será desviado pela Avenida Maria Teresa, Avenida Cesário de Melo e Rua Augusto de Vasconcelos. Já no sentido Avenida Brasil, os veículos serão desviados pela Rua Professor Castilho.

    As condições do tráfego serão monitoradas pelos agentes de trânsito, e conforme a necessidade, irão atuar com o objetivo de manter a fluidez viária e orientarão os motoristas.

    Orientação aos condutores
    Sinalização especifica será instalada para orientar e alertar os motoristas. Operadores da CET-Rio estarão monitorando as condições do trânsito e vão atuar, se necessário. Além disso, os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez na rota de desvio e nos principais corredores da região.

    Categoria:

  • 30 de dezembro de 2025
  • Marcações: barra da tijuca Campo Grande Interdição mergulhão de Campo Grande trânsito

    Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º

    Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos.

    A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas.

    A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos.

    O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati.

    Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.

    “HumanizAção” acolhe 24 pessoas em situação de rua nesta terça-feira (30) – Agência de Notícias



    31 de dezembro de 2025

    10:07

    Por: Secom

    Foto: Bruno Rodrigues (Secom/Sorocaba)

    O programa “HumanizAção” realizou atendimentos a 44 pessoas em situação de rua, ao longo desta terça-feira (30), em diferentes pontos da cidade. Desse total, 24 aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são disponibilizados pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene.

    A iniciativa municipal é promovida de forma integrada por equipes da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

    Os profissionais doprograma percorreram diferentes pontos da cidade, como Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Padre Luiz, Rua Epitácio Pessoa, Rua Miranda Azevedo, Avenida Afonso Vergueiro, Avenida General Carneiro, Alameda Família Jacinto, imediações da Rodoviária, entre outros.

    Os munícipes podem sempre colaborar com o “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania, e 153, da GCM.

    Maior réveillon do mundo, Rio poderá ter chuva com ressaca

    Por MRNews

     Após o livro dos recordes (Guinness World Records) reconhecer a passagem de ano na cidade do Rio de Janeiro como maior réveillon do planeta, moradores e visitantes da Cidade Maravilhosa poderão assistir em alguns pontos da urbe chegada de 2026 sob chuva.

    A previsão do tempo, divulgada pelo Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio, é de que o último dia do ano e a madrugada do dia 1º transcorrerá sob céu “parcialmente nublado a nublado”, com ameaça de “pancadas de chuva isoladas”, vento “moderado” na direção oeste-noroeste e temperatura estável.

    A Defesa Civil alerta o risco de ressaca, a partir da tarde, na faixa de mar que vai do Rio ao município de Arraial do Cabo (Região dos Lagos). São esperadas ondas de 2,5m. O aviso é de que turistas e moradores evitem “entrar no mar durante o período de maré alta.”

    Moraes nega pedido de defesa Bolsonaro para receber visita de sogro

    Umbanda faz culto à Iemanjá na véspera do réveillon no Rio

    No momento da virada da folhinha, à 0h de 2026, a temperatura será de 26,7°C com sensação de 29,5ºC a dois metros do solo, informa o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

    >> Réveillon 2026: veja onde dar as boas-vindas ao ano novo <<

    Para a maior parte do território do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) traz aviso meteorológico de “perigo” de chuva.

    Além do Estado do Rio, o alerta vale para uma faixa que começa na ponta leste de Mato Grosso e se estende por Goiás na direção de Minas Gerais e São Paulo até atingir o litoral norte paulista e quase toda faixa litorânea fluminense (exceção na ponta norte).

    Essas eram as seis vítimas da mesma família que perderam a vida no retorno de praia

    Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre

    Conforme o Inmet, há perigo de chuva também no interior a oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, assim como também nas partes litorânea dos territórios catarinense e paranaense. Longe do Sul e do Sudeste, o mesmo alerta está em grande parte do Estado do Amazonas.

    Do litoral do Espírito Santo até a metade sul do litoral do Amapá a previsão é de não haver chuva. Nessa extensa faixa, a única capital que poderá ter chuva hoje é Fortaleza, “perigo potencial”, conforme o Inmet.