Segurança alimentar
Famílias beneficiadas pelas Cozinhas Comunitárias em João Pessoa devem fazer atualização cadastral
06/02/2025 |
09:00 |
46
A Prefeitura de João Pessoa está realizando a atualização cadastral das famílias que são beneficiadas pelas seis Cozinhas Comunitárias do Município e geridas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O trabalho foi iniciado no fim de janeiro e segue até a primeira metade do mês de março.
Para facilitar o recadastramento está sendo utilizado o aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, onde devem ser anexados RG, CPF, comprovante de residência atualizado, Carteira de Trabalho, número do NIS e comprovante de matrícula dos filhos em idade escolar.
“Atualmente as Cozinhas Comunitárias atendem 1.700 pessoas por dia, servindo almoço e jantar gratuitos para famílias em vulnerabilidade social, mas esses equipamentos vão além, se tornando também um local de reforço dos laços da comunidade, espaço para qualificação profissional e garantia de dignidade”, ressaltou Ítalo Procópio, diretor de Economia Solidária e Segurança Alimentar (Dessan).
Para acessar o serviço, deve ser realizado cadastro na Cozinha Comunitária mais próxima. Após a solicitação, a família receberá uma visita social e, caso se constate vulnerabilidade social, é incluída no programa. Também é possível realizar o cadastro através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Programa de Saúde da Família (PSF) da comunidade.
Atualmente estão em funcionamento Cozinhas Comunitárias no Jardim Veneza, Gervásio Maia (Gramame), Bela Vista (Cristo), Timbó (Bancários), Taipa (Costa e Silva) e Bairro dos Novais. Estão em construção mais três cozinhas, nos bairros Alto do Mateus, Cruz das Armas e Mandacaru.